Controlado maior incêndio da história da Califórnia, dizem bombeiros
O Serviço Florestal dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira (19) que os bombeiros finalmente controlaram o incêndio Mendocino Complex, ativo desde julho e considerado o maior já ocorrido na história do estado da Califórnia.
O incêndio, que está "controlado", mas não extinto, destruiu 185.800 hectares do nordeste californiano, destruiu 280 construções, sendo 157 casas, causou a morte de um bombeiro e deixou outros quatro feridos.
Formado por dois focos, Ranch e River, o fogo começou no dia 27 de julho perto do lago Clear, situado 200 quilômetros ao norte de San Francisco.
Será necessária a participação de mais de três mil integrantes dos serviços de emergência nos trabalhos de extinção. Milhares de residentes foram evacuados de suas casas nos condados de Mendocino, Lake e Colusa.
Embora o incêndio já esteja completamente controlado, várias áreas da Floresta Nacional de Mendocino permanecerão fechadas ao público até o fim do ano por motivos de segurança. A causa do incêndio ainda não foi identificada, mas as autoridades prosseguem com a investigação.
Os incêndios na Califórnia são cada vez mais frequentes e violentos. De acordo com os dados oficiais que começaram a ser registrados em 1932, quatro dos cinco incêndios mais destrutivos da história do estado ocorreram nos últimos seis anos.