Coreias abrem escritório conjunto onde estarão em contato permanente

Publicado em 14/09/2018 - 07:23 Por Agência EFE - Seul

As duas Coreias inauguraram hoje (14) um escritório de ligação conjunta na cidade de Kaesong, ao norte da fronteira entre os dois países, com o objetivo de manter um canal de comunicação permanente e fortalecer os laços, segundo informações do Ministério da Unificação do Sul.

"O Sul e Norte estão agora equipados com um sistema em que as duas partes poderão entrar em contato durante os 365 dias do ano", afirmou o ministro da Unificação sul-coreano, Cho Myoung-gyon, anunciou a agência sul-coreana Yonhap.

A abertura do novo escritório, que se tornará um "canal para a comunicação permanente na nova era de paz", disse Cho, é uma das medidas estipuladas na primeira cúpula realizada entre os líderes das duas Coreias, em abril, quando se comprometeram em trabalhar para melhorar as relações bilaterais.

O escritório está localizado no parque industrial conjunto na cidade norte-coreana de Kaesong, que encerrou suas operações há dois anos (por decisão de Seul, após os seguidos testes de armas de Pyongyang), e que servirá de sede para o desenvolvimento de projetos de cooperação econômica entre as duas nações.

Cerca de 20 funcionários de agências governamentais sul-coreanas trabalharão no novo escritório, enquanto a Coreia do Norte atribuirá o mesmo número de pessoal. A cada semana haverá uma reunião entre os chefes do escritório de cada país.

A abertura da instalação estava inicialmente prevista para agosto, embora isso tenha sido aparentemente retardado pela relutância dos Estados Unidos em fornecer mercadorias para sua operação, o que poderia violar as sanções econômicas impostas ao Norte.

A inauguração ocorre a quatro dias do encontro entre o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Pyongyang, para realizar a terceira cúpula entre os dois países.

Últimas notícias