ELN sequestra adolescente de 15 anos no oeste da Colômbia
O Exército da Libertação Nacional (ELN) sequestrou uma adolescente de 15 anos no Departamento de Chocó, no oeste da Colômbia, apenas dois dias depois da guerrilha ter libertado seis pessoas, informou uma fonte oficial.
O sequestro ocorreu ontem (14). "Infelizmente acabamos de saber através dos representantes do governo de Chocó sobre o sequestro de uma menor de idade nas mãos do ELN, através de um comandante da região, conhecido como Miler", disse aos jornalistas o alto Comissário para a Paz, Legalidade e Convivência da Colômbia, Miguel Ceballos.
Depois que o sequestro foi confirmado pela guerrilha, o alto comissário insistiu no apelo que o presidente colombiano, Iván Duque, fez repetidamente ao ELN para que "todos os sequestrados sejam libertados". Caso contrário, disse Ceballos, "não haverá viabilidade possível para uma mesa de diálogo com o ELN".
Na última quarta-feira (12), a guerrilha libertou a um grupo de três policiais, um militar e dois civis que foram sequestrados no início do mês passado, também no Departamento de Chocó.
O presidente colombiano suspendeu no último dia 8 os diálogos com o ELN, em Cuba, até que o grupo insurgente demonstre uma "vontade real" de paz e liberte os sequestrados, já que, segundo estimativas das autoridades, a guerrilha mantém em seu poder dezenas de pessoas.