Macri conversa com Trump sobre situação na Argentina e agenda global

Publicado em 04/09/2018 - 13:07 Por Agência EFE - Buenos Aires

Macri
O presidente argentino, Mauricio Macri - Arquivo/EBC

O presidente da Argentina, Mauricio Macri, conversou nesta terça-feira (4) com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a situação econômica do país sul-americano e "temas relevantes da agenda global", informaram fontes oficiais em comunicado.

Na conversa por telefone, que durou 15 minutos, Trump disse que "está a par da conjuntura" da Argentina e aceitou o convite de Macri para uma visita de Estado em novembro, durante a Cúpula de Líderes do G20, em Buenos Aires.

A conversa entre os dois líderes ocorre em meio à crise causada pela desvalorização do peso argentino e no mesmo dia em que uma equipe liderada pelo ministro da Economia, Nicolás Dujovne, se reunirá em Washington com a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, para renegociar o acordo financeiro assinado com esse órgão em junho.


"Os dois chefes de Estado devem continuar mantendo contato e expressaram o desejo de voltar a se encontrar durante a próxima Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York no final de setembro", acrescenta o comunicado.

Esta não é a primeira vez que os chefes de Estado conversam sobre a situação econômica argentina.

Em maio, quando foram reveladas as negociações entre o governo de Macri e o FMI para conseguir um crédito que permitisse enfrentar a forte queda do peso em relação ao dólar, iniciada no final de abril, Trump respaldou no Twitter a gestão do presidente argentino.

"Grande conversa com meu amigo, o presidente Mauricio Macri da Argentina, nesta semana. Ele está fazendo um bom trabalho. Apoio sua visão para transformar a economia do país e libertar seu potencial!", ressaltou o líder norte-americano.

Pouco depois, na mesma rede social, Macri agradeceu a Trump pelo "apoio e afeto" mostrado em relação à sua política econômica.

Na última sexta-feira (31), a Casa Branca anunciou oficialmente a visita que Trump fará em novembro à Argentina durante a cúpula do G20.

"A Cúpula do G20 será uma oportunidade para que o presidente destaque suas políticas econômicas a favor do crescimento em um cenário internacional e se reúna bilateralmente com outros líderes mundiais importantes", afirmou em comunicado a porta-voz da Casa Branca, Sarah Sanders.

A reunião do G20, integrada pelos chefes de Estado e de Governo dos países com as principais economias do mundo, tanto desenvolvidas quanto emergentes,será realizada em Buenos Aires, entre 30 de novembro e 1º de dezembro.

Últimas notícias