Pesquisas divergem sobre vencedor de eleições gerais na Suécia

Publicado em 09/09/2018 - 17:15 Por Agência EFE - Estocolmo

As duas pesquisas divulgadas hoje (9) durante o fechamento das urnas nas eleições gerais suecas divergem sobre o bloco político que ganhou o pleito e sobre o avanço dos ultradireitistas Democratas da Suécia (SD).

Segundo a emissora privada TV4, que divulgou sua pesquisa 15 minutos antes do fim da jornada eleitoral, o bloco governamental de esquerda ganhou com 41% dos votos, frente a 40,1% da opositora Aliança de Centro-Direita, enquanto o SD aparece em terceiro, com 16,3%.

 REUTERS
Funcionários de uma junta eleitoral contam cédulas na cidade de Malmo, na Suécia   (Johan Nilsson/via Reuters/Direitos Reservados)

De acordo com a pesquisa, o Partido Social-Democrata, do primeiro-ministro Stefan Löfven, foi o mais votado com 25,4%, na frente do Partido Moderado (conservador), com 18,4%, e do SD.

No entanto, na pesquisa da emissora de televisão pública SVT, a Aliança de Centro-Direita superaria o bloco governamental por dois décimos, 39,6% frente a 39,4%, e o SD teria 19,2% dos votos.

O vencedor do pleito seria o Partido Social-Democrata, com 26,2%, enquanto o Partido Moderado seria o terceiro, com 17,8%, segundo a SVT.

Apesar da divergência nas pesquisas, em ambos cenários a Aliança de Centro-Direita poderia chegar ao poder, uma vez rompido o pacto que permitiu o bloco de esquerda governar há quatro anos por ser a minoria mais votada, com o objetivo de isolar a extrema-direita do SD.

Negociações

No entanto, a oposição de centro-direita mudou agora de estratégia e assegurou na campanha que tentará formar um governo, embora não queira negociar com o SD, que veria reforçado seu papel de árbitro na política sueca.

Se a Aliança somar mais votos que a esquerda, lhe bastaria que o SD se abstenha em uma hipotética votação parlamentar; se ocorrer o contrário, precisaria de seu apoio ativo.

O líder do SD, Jimmie Åkesson, repetiu nas últimas semanas que seu apoio à Aliança de Centro-Direita não será automático nem gratuito e que exigirá concessões em várias áreas, especialmente em imigração e na luta contra a criminalidade.

As pesquisas de ambos canais coincidem em outorgar aos sociais-democratas o pior resultado em um século e em situar os conservadores com os números mais baixos desde 2002.

Nas eleições legislativas anteriores, realizadas há quatro anos, as pesquisas da TV4 e da SVT após o fechamento dos colégios subestimaram em vários pontos o resultado do SD, que atualmente é a terceira força parlamentar com 12,9%.

Últimas notícias