Trump diz que "não há necessidade de incluir o Canadá" em novo acordo

Publicado em 01/09/2018 - 15:28 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, afirmou neste sábado (1º) que não existe "necessidade política" de incluir o Canadá no novo Acordo de Livre Comércio da América do Norte (Nafta), após o governo americano ter chegado a um entendimento com o outro sócio comercial do pacto, o México.

"Não há necessidade política para manter o Canadá no novo acordo do Nafta. Se não fizermos um acordo justo para os EUA depois de uma década de abuso, o Canadá estará fora", disse Trump pelo Twitter.

O governante, que nessa sexta-feira notificou formalmente o Congresso americano sobre a intenção de firmar um acordo comercial com o México nos próximos 90 dias, afirmou que ambas as câmaras "não deveriam interferir nessas negociações".

"O Congresso não deveria interferir nessas negociações, ou simplemente encerrarei o Nafta por completo e ficaremos muito melhor", disse o republicano.

Na opinião de Trump, o Nafta, que vigora desde 1994, "foi um dos piores pactos de comércio" já firmados.

"Os EUA perderam milhares de negócios e milhões de empregos. Estávamos muito melhor antes do Nafta, nunca deveria ter sido firmado. Faremos um novo acordo ou voltaremos ao pré-Nafta", declarou.

Últimas notícias