Caso Khashoggi: procurador saudita se reúne com serviço secreto turco

Publicado em 31/10/2018 - 09:17 Por Agência EFE - ISTAMBUL

O procurador-geral saudita, Saud al Mojeb, que investiga o assassinato do jornalista Jamal Khashoggi em Istambul, se reuniu nesta quarta-feira (31) com representantes do serviço secreto da Turquia, informou o jornal Hürriyet.

Imagem de câmara de segurança registra entrada de Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul em 2 de outubro 02/10/2018 Reuters TV/via Reuters
Imagem de câmara de segurança registra entrada de Jamal Khashoggi no consulado saudita em Istambul em 2 de outubro - Reuters TV/Direitos reservados

Al Mojeb, que está desde domingo passado (28) na cidade do Bósforo, onde já se reuniu com a autoridade turca encarregada de esclarecer o caso, chegou pouco depois da meia-noite local à sede do serviço secreto turco, conhecido pela sigla MIT.

Pouco depois, voltou ao seu hotel, mas não foram divulgados detalhes da reunião.

Al Mojeb está em Istambul para esclarecer os detalhes do assassinato de Khashoggi, que aconteceu em 2 de outubro no consulado saudita em Istambul, como já admitiram as autoridades de Riad, embora sem especificar como ocorreu o crime.

Há 18 pessoas detidas pelo caso na Arábia Saudita, entre elas 15 integrantes de uma equipe que voou a Istambul em 2 de outubro e retornou a Riad no mesmo dia.

O presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, pediu ontem ao promotor que "investigue" quem enviou essa equipe, na qual está com certeza, disse, o autor ou os autores do assassinato.

Ancara quer que os culpados pela morte de Khashoggi sejam julgados em Istambul e pediu oficialmente a extradição dos 18 detidos, mas Riad respondeu que os julgará na Arábia Saudita.

Últimas notícias