Crise migratória: El Salvador permite entrada de 1.235 hondurenhos

Publicado em 19/10/2018 - 06:39 Por Agência EFE - San Salvador

As autoridades de El Salvador permitiram a entrada de 1.235 hondurenhos em meio à crise migratória na região, e na qual duas caravanas tentam chegar aos Estados Unidos (EUA).

"Não poderíamos dizer que todos estão acompanhando uma caravana [que tem o objetivo de chegar aos EUA], informou nessa quinta-feira (18) à Agência EFE um porta-voz da Direção Geral de Migração e de Estrangeiros salvadorenha.

GU4025. MAZATENANGO (GUATEMALA), 18/10/2018.- Migrantes viajan en un camión hacia la frontera con México durante su trayecto en la caravana de migrantes hoy, jueves 18 de octubre de 2018, desde Mazatenango (Guatemala). Miles de migrantes
Imigrantes hondurenhos - EFE/Esteban Biba/ Direitos reservados

Segundo o órgão, na quarta-feira (17) 835 hondurenhos chegaram a El Salvador, e até as 13h de hoje (horário local, 16h de Brasília) passaram pela fronteira El Amatillo, a mais de 190 quilômetros da capital, 400 cidadãos do país vizinho.

Mais 20 pessoas que não conseguiram passar ontem pela fronteira por falta de documentos, atravessaram hoje o Tio Guascorán, apesar da cheia causada por forte chuva. Alguns deles disseram à Agência EFE que não pretendem ficar em El Salvador e que estão de passagem para se encontrar com compatriotas e irem juntos aos Estados Unidos.

Os imigrantes, a maioria mulheres e menores de idade, decidiram começar a viagem aos EUA depois que o presidente norte-americano, Donald Trump, ameaçou retirar "imediatamente" a ajuda que concede a Honduras e até fechar a fronteira com o México se outra caravana de hondurenhos - de 3 mil pessoas, segundo a ONU, e que cruza a Guatemala - não for impedida antes de chegar ao país.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias