Delegação sul-coreana visita Pyongyang antes da chegada de Mike Pompeo

Publicado em 04/10/2018 - 08:02 Por Agência EFE - Seul

Uma delegação da Coreia do Sul iniciou, nesta quinta-feira (4), uma visita a Pyongyang, em comemoração à segunda cúpula intercoreana de 2007. A viagem é também um ato preliminar à visita, no próximo domingo (7), à Coreia do Norte do secretário de Estado dos Estados Unidos (EUA), Mike Pompeo.

Com o objetivo de reforçar ainda mais a aproximação, a delegação sul-coreana participará amanhã de um ato em comemoração à segunda cúpula intercoreana da história, realizada entre os dias 2 e 4 de outubro de 2007, em Pyongyang, pelo ex-presidente do Sul Roh Moo-hyun e o ex-líder norte-coreano Kim Jong-il, confirmou hoje à Agência EFE uma porta-voz do Ministério da Unificação de Seul.

O líder norte-coreano Kim Jong-un cumprimenta o presidente sul-coreano Moon Jae-in na fronteira entre os dois países.
O líder norte-coreano Kim Jong-un cumprimenta o presidente sul-coreano Moon Jae-in na fronteira entre os dois países. - REUTERS TV

Ainda é desconhecida a informação se o grupo, composto por 160 pessoas e liderado pelo ministro da Unificação da Coreia do Sul, Cho Myoung-gyon, se reunirá com o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Está previsto que Cho se encontre com Ri Son-Gwon, que dirige o Comitê para a Reunificação Pacífica da Coreia, para avançar na implementação do que foi acordado entre Kim e o presidente sul-coreano, Moon Jae-in, na recente cúpula realizada no mês passado.

Na ocasião, ficou acertado, entre outras coisas, que Kim faria em breve uma histórica visita a Seul. Além disso, a reunião serviu para que a Coreia do Norte e os Estados Unidos aceitassem retomar o diálogo sobre desnuclearização.

A delegação sul-coreana permanecerá três dias em Pyongyang antes de retornar para Seul, no sábado (6).

No dia seguinte, Pompeo desembarca em Pyongyang para se reunir com Kim Jong-un e tentar dar novo impulso ao processo de desnuclearização, após a revitalização do diálogo.

No encontro, poderá ficar marcada a data de uma segunda cúpula entre Kim e o presidente americano, Donald Trump, que consolide uma aproximação entre as duas partes.

Últimas notícias