México recebe pedidos de refúgio de migrantes de caravana hondurenha

Publicado em 19/10/2018 - 06:30 Por Agência EFE - Cidade do México

O governo do México informou hoje (19) que já começou a receber e a atender os primeiros pedidos de refugiados de membros da caravana de migrantes hondurenhos na fronteira sul do país.

Em comunicado, a Secretaria de Relações Exteriores (SRE) disse que "àqueles que solicitaram refúgio, as autoridades mexicanas competentes estão prestando cuidados de maneira ordenada e com pleno respeito pelos direitos humanos dos migrantes e em apego às regulamentações nacionais e internacionais sobre o tema".

GM04. TECÚN UMÁN (GUATEMALA), 18/10/2018.- Integrantes de la caravana de migrantes hondureños realizan su última parada en Tecún Umán (Guatemala), antes de intentar cruzar la frontera hacia México hoy, jueves 18 de octubre de 2018. Los migrantes
Imigrantes hondurenhos - EFE/Esteban Biba/ Direitos reservados

A caravana de migrantes hondurenhos partiu de San Pedro Sula (Honduras), no último sábado (13) e, desde então, dezenas deles começaram a atravessar a fronteira em barcaças pelo Rio Suchiate.

As autoridades mexicanas estão em contato com membros dessa caravana, para quem "as opções a que têm direito foram explicadas", disse a SRE, sem detalhar as medidas.

O governo do México pediu ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur) que acompanhe o processo de atenção à caravana de migrantes hondurenhos.

Últimas notícias