Reino Unido, França e Alemanha querem investigar sumiço de jornalista

Publicado em 14/10/2018 - 12:58 Por Da Agência EFE - Londres

Reino Unido, França e Alemanha expressaram hoje (14) a "grave preocupação" com o destino do jornalista saudita Jamal Khashoggi, que desapareceu no último dia 2, depois de entrar no consulado da Arábia Saudita em Istambul, e pediram uma "investigação crível" sobre o ocorrido.

Em comunicado conjunto, os ministros das Relações Exteriores dos três países, o britânico Jeremy Hunt, o francês Jean-Yves Le Drian e o alemão Heiko Maas, afirmam que tratam o incidente "com a maior gravidade" e cobram uma investigação.

Khashoggi, um crítico em relação ao governo saudita, nunca mais saiu do consulado, mas a Arábia Saudita classificou como "mentiras" e acusações "sem fundamentos" as informações sobre o assassinato do jornalista no edifício diplomático.

"Defender a liberdade de expressão, uma imprensa livre e garantir a proteção dos jornalistas são prioridades para a Alemanha, o Reino Unido e a França. É por isso que se deve esclarecer o desaparecimento do jornalista saudita Jamal Khashoggi", acrescenta a nota.

Resposta detalhada

Os três ministros compartilham as preocupações manifestadas por outros representantes internacionais, como o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres.

"Há a necessidade de uma investigação crível para estabelecer a verdade do que ocorreu e, se for relevante, identificar os responsáveis do desaparecimento de Jamal Khashoggi e assegurar que respondam por isso", ressaltam.

No comunicado, os três ministros incentivam um esforço turco-saudita para esclarecer o incidente e afirmam que esperam que o governo de Riad ofereça uma "resposta completa e detalhada" sobre o desaparecimento do jornalista.

"Transmitimos esta mensagem diretamente às autoridades sauditas", conclui a nota conjunta. 

Últimas notícias