Trump ameaça fechar fronteira com o México para barrar hondurenhos

Publicado em 19/10/2018 - 15:15 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou fechar a fronteira com o México, caso a caravana de milhares de migrantes hondurenhos que saiu no último sábado (13) de Honduras rumo a território americano continuar seu trajeto.

"Além de interromper todos os pagamentos a estes países, que parecem não ter quase nenhum controle sobre sua população, devo, nos termos mais enérgicos, pedir ao México que detenha este ataque, e se não puder fazê-lo, chamarei o exército dos EUA e fecharei nossa fronteira sul!", escreveu Trump ontem (18) em sua conta no Twitter.

Nos últimos dias, o presidente americano já tinha ameaçado suspender os fundos de ajuda ao governo hondurenho "imediatamente" caso não detivesse a caravana que se dirige aos EUA, fugindo da violência e da pobreza, como afirmam os organizadores.

Trump afirmou na terça-feira (16) que também cortaria as verbas para Guatemala e El Salvador "se permitirem que seus cidadãos, ou outros, viajem através de suas fronteiras e cheguem aos EUA com a intenção de entrar de maneira ilegal".

No tuíte de ontem, o presidente americano criticou os governos de Guatemala, Honduras e El Salvador por fazerem "pouco para evitar que este grande fluxo de pessoas, inclusive muitos criminosos, entrem no México em direção aos EUA".

Além disso, Trump atacou o Partido Democrata por "defender fronteiras abertas e leis [de imigração] frágeis", uma crítica que vem repetindo desde que chegou à Casa Branca.

Últimas notícias