Trump estuda fechar fronteira para imigrantes da América Central

Publicado em 26/10/2018 - 06:30 Por Agência EFE - Washington

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, analisa a hipótese de fechar a fronteira sul para imigrantes da América Central que pedem asilo, em uma medida similar ao veto "migratório" a muçulmanos de 2017, segundo veículos de imprensa americanos.

A medida coincide com o avanço, pelo México, de uma caravana com milhares de imigrantes hondurenhos que seguem para os EUA e que Trump colocou entre seus objetivos nas últimas semanas.

Hondurenhos cruzam a fronteira com o México, a partir da cidade de Tecún Umán, na Guatemala. Eles seguem rumo aos Estados Unidos
Hondurenhos cruzam a fronteira com o México rumo aos Estados Unidos - EFE/Esteban Biba/Direitos Reservados

A lei americana ampara os imigrantes que fogem da perseguição para buscar asilo assim que chegam aos EUA. Trump, no entanto, pretende suspender essa provisão para os centro-americanos por "segurança nacional", segundo fontes familiarizadas com a medida citada pelos jornais The Washington Post e The New York Times.

A medida, segundo as publicações, provocaria imediatamente uma batalha legal em um sistema judicial que foi hostil às decisões migratórias de Trump até o momento.

No entanto, o plano seria um impacto na mídia para as bases de Trump, a duas semanas das eleições legislativas.

O presidente anunciou o envio de mil soldados para a fronteira, além do contingente de aproximadamente 2 mil soldados destacados há alguns meses por ocasião de outro comboio migratório.

Últimas notícias