Integrantes de caravana abrem processo contra governo americano

Publicado em 02/11/2018 - 20:41 Por Agência EFE - LOS ANGELES

Membros da caravana de imigrantes que saíram de Honduras rumo aos Estados Unidos apresentaram, por meio da organização Nexus Services, um processo em um tribunal federal de Washington contra o governo do presidente americano, Donald Trump. As informações são da Agência EFE.

Em entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (2) em Los Angeles, o presidente da organização, Mike Donovan, disse que os responsáveis pela abertura da ação são María Doris Pineda, Jasmine Ortega Sánchez, Dina Ruc, Marta López, Francisco Javier Castillos e Holivia Adeline Castillos, todos com processos em seus nomes e nos nomes dos filhos menores de idade.

A demanda, apresentada ontem (1º), dirige-se ao presidente do país, à Agência de Imigração e Controle de Alfândegas (ICE), ao Departamento de Segurança Nacional (DHS) e a instituições como o Escritório de Alfândegas e Proteção Fronteiriça (CBP) e o Serviço de Imigração e Cidadania (USCIS).

Trump anunciou nesta semana que enviará cerca de 15 mil militares para enfrentar a chegada de duas caravanas com milhares de imigrantes que cruzam o México rumo ao território americano. Ele afirmou ontem que essas tropas poderão abrir fogo caso sejam atacadas “com uma pedra” por membros da caravana.

Por meio do processo, a Nexus Services disse que procura “proteger indivíduos e famílias do comportamento xenófobo do presidente Trump e de seu governo, defendendo os direitos de quem busca liberdade, justiça e felicidade”. O grupo pediu ao tribunal a proteção destes indivíduos que buscam asilo, contra “as políticas ilegais de Trump e a sua aplicação por parte do Exército e demais agentes federais armados, assim como por milícias nacionalistas brancas portadoras de armas”.

“A lei federal permite que o imigrante solicite asilo nos Estados Unidos. O presidente Trump e seu governo usaram uma ‘aplicação aumentada’, como separar famílias e estender a detenção para violar os direitos dos imigrantes. Agora, o presidente enviou soldados à fronteira sul para deter a imigração legal e aos legítimos motores de busca de asilo”, disse Donovan.

Ele ainda destacou que a retórica do presidente americano inspirou pessoas racistas portadoras de armas a se juntarem na fronteira com o desejo de atirar e matar imigrantes, muitos deles mulheres e crianças.

“O presidente está violando a lei federal, pisando nos direitos dos americanos e dos imigrantes legais de não serem submetidos ao uso do Exército para fazer cumprir a lei e preparou uma catástrofe em potencial na fronteira dos Estados Unidos com o México, tudo isso em nome do nacionalismo branco e com o objetivo de ganhar pontos políticos”, afirmou.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Hospital das Clínicas de Campinas começa testes de vacina contra covid

O Instituto Butantan deve concluir em outubro ou novembro os testes com cerca de 9 mil voluntários em São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Paraná.

Agente penitenciário
Geral

Agentes prisionais tiveram saúde mental abalada na pandemia

Pesquisa da Fundação Getúlio Vargas coletou informações sobre a percepção dos profissionais sobre impactos da pandemia no trabalho, no bem-estar e nas relações com os presos.

Poupança
Economia

Captação da poupança bate recorde para meses de julho

Depósitos na caderneta superaram saques em R$ 27,14 bilhões no mês passado. Nos sete primeiros meses do ano, captação acumulada chega a R$ 111,58 bilhões.

Justiça

Órgãos assinam termo de cooperação sobre acordos de leniência

O TCU passa a participar das negociações conduzidas pela CGU, AGU e MPF na celebração de acordos de leniência com empresas acusadas de desviar recursos públicos.

Governo de São Paulo inicia testes com vacina contra o novo coronavírus.
Saúde

Diretor do Instituto Butantan defende confiabilidade de vacina chinesa

O contrato com a farmacêutica chinesa permite ao Butantã começar a produzir e envasar a Coronavac a partir de outubro deste ano, disse Dimas Covas.

João Menezes ganhou o ouro pan-americano em 2019
Esportes

Tenistas brasileiros embarcam domingo para se juntar à Missão Europa

Entre os convocados está João Menezes, ouro no Pan de Lima (Peru). Thomaz Bellucci, Beatriz Haddad Maia e Carolina Meligeni também estão de malas prontas rumo a Portugal.