May diz que nomeará novos ministros o mais rápido possível

Publicado em 16/11/2018 - 08:18 Por Agência EFE - Londres

A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, disse hoje (16) que "em um dia, mais ou menos" designará os novos ministros do brexit e Trabalho e Previdência, após a renúncia na quarta-feira de Dominic Raab e Esther McVey, respectivamente.

A premier britânica revelou suas intenções em discurso em um programa da emissora de rádio londrina LBC, quando respondeu a perguntas dos ouvintes.

May descartou detalhar se concederá liberdade de voto a seus ministros quando eventualmente apresentar ao Parlamento o acordo de brexit que pactuou com Bruxelas, que causou grande oposição no Reino Unido e motivou a saída de McVey e Raab.

"Neste país existe a responsabilidade coletiva do gabinete", disse May. "O governo levará sua política à Câmara dos Comuns", completou, o que parece indicar que os ministros deverão aderir à linha governamental.

A líder conservadora também evitou a pergunta de um cidadão que queria saber se, tendo em vista as críticas ao seu governo, ela não deveria renunciar ao cargo.

May se limitou a dizer que seu acordo para a saída do Reino Unido da UE cumpre com o estabelecido no plebiscito de 23 de junho de 2016, em que 52% dos britânicos apoiaram a saída do bloco.

Após sobreviver ontem a um dia turbulento de ataques e demissões, a líder conservadora enfrentou hoje a tarefa de retomar as rédeas do seu governo e forjar uma estratégia para persuadir o Parlamento e o país sobre a idoneidade dos seus planos.

Últimas notícias