Primeiro-ministro da Irlanda diz que brexit afeta processo de paz

Publicado em 03/11/2018 - 14:46 Por Agência EFE - Dublin

O primeiro-ministro da Irlanda, Leo Varadkar, advertiu neste sábado (3) que o processo do brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia) está "corroendo" a relação com o Reino Unido e "afetando" o acordo de paz de 1998.

Em declarações à RTE Rádio One, Varadkar disse que "qualquer coisa que separe as duas comunidades da Irlanda do Norte (unionistas e republicanos) afeta o Acordo de Belfast e qualquer coisa que separe o Reino Unido e a Irlanda afeta essa relação".

Os britânicos decidem hoje, por meio do referendo Brexit, se o Reino Unido fica como membro da União Europeia
Reino Unido negocia processo do brexit - Hannah Mckay/EPA/Agência Lusa

O acordo de paz assinado em 1998 pelos partidos norte-irlandeses e os governos de Londres e Dublin, fiadores do mesmo, deu fim a três décadas de conflito no território britânico da Irlanda do Norte, estabeleceu as bases do atual sistema de governo autônomo de poder compartilhado e regulou as relações entre as partes.

Varadkar foi entrevistado na rádio irlandesa após o ministro para o brexit do Reino Unido, Dominic Raab, ter visitado ontem a Irlanda do Norte, onde os partidos lhe pediram uma solução de consenso para o assunto da fronteira na ilha.

A necessidade de manter uma fronteira aberta entre o norte e o sul da ilha da Irlanda, fundamental para o processo de paz, está dificultando as negociações entre o Reino Unido e a União Europeia (UE) para um acordo.

Raab afirmou, na última quarta-feira (28) que Londres e Bruxelas chegaram a um consenso global sobre o plano de contingência para a fronteira, que seria aplicado como solução de último recurso à revelia de um acordo bilateral definitivo, e previu que ambas as partes poderiam fechar um pacto de saída no dia 21 de novembro.

O ministro disse que governo britânico e a UE concordam, em princípio, que o plano de contingência deve incluir uma união aduaneira entre a UE e "todo o Reino Unido", e não só a Irlanda do Norte, como proposto inicialmente por Bruxelas e descartado pelo Reino Unido.

No entanto, Raab admitiu que ainda há pontos a serem resolvidos a respeito desse plano, o que deve acontecer nas próximas semanas, a fim de ter um acordo para dezembro.

Últimas notícias