Servidor do Senado francês é preso por espionar para a Coreia do Norte

Publicado em 27/11/2018 - 08:50 Por Agência EFE - Paris

Um funcionário francês que trabalha no Senado do país foi detido pelos serviços secretos devido à suspeita de que espionava para a Coreia do Norte, segundo uma fonte do Ministério do Interior citada no programa de televisão Le Quotidien.

Benoît Quennedey, administrador da Direção de Arquitetura, Patrimônio e Jardins do Senado francês, foi detido no domingo por agentes da Direção Geral de Segurança Interior (DGSI) que se encarregam da investigação.

Seu escritório no Senado foi revistado ontem e ele é interrogado para tentar esclarecer se tentava passar informação ao regime de Pyongyang.

O funcionário é acusado de realizar tarefas de "inteligência com uma potência estrangeira", um crime castigado com até 30 anos de prisão, indicou o Le Quotidien, que não deu detalhes sobre a natureza das informações "ultrassensíveis" que poderia ter transmitido à Coreia do Norte.

Quennedey é presidente do Comitê de Amizade Franco-Coreana e, em declarações anteriores aos meios de comunicação locais, tinha elogiado o regime de Pyongyang, o qual tinha descrito como "um modelo de desenvolvimento".

Últimas notícias