Sul-coreano Kim Jong Yang é eleito novo presidente da Interpol

Publicado em 21/11/2018 - 08:59 Por Agência EFE - Dubai

O sul-coreano Kim Jong Yang foi eleito nesta quarta-feira (21) novo presidente da Interpol, durante assembleia geral da organização de polícia internacional, realizada em Dubai.

EPA991. DUBÁI (EMIRATOS ARABES UNIDOS), 21/11/2018.- El surcoreano Kim Jong Yang, presidente electo de la Interpol, asiste a la Asamblea General de la organización de Policía internacional celebrada en Dubái (Emiratos Árabes Unidos) hoy, 21 de
O novo presidente da Interpol, o sul-coreano Kim Jong Yang - EFE/ Korea National Police Agency / Direitos reservados

Kim, candidato apoiado pelos Estados Unidos (EUA), sucederá no cargo o chinês Meng Hongwei, que foi presidente da Interpol até ter sido detido no final de setembro pelas autoridades de Pequim.

O coreano, que terá um mandato de dois anos, venceu o candidato russo Alexander Prokopchuk, cuja candidatura gerou críticas por parte dos EUA e de países como Ucrânia e Lituânia, que temiam uma possível politização da Interpol.

O cargo de presidente da Interpol tem poucas atribuições, que se limitam a liderar as sessões da assembleia geral e do Comitê Executivo, enquanto as funções executivas da organização recaem no secretário-geral.

O presidente anterior, Meng, foi dado como desaparecido no dia 25 de setembro, após embarcar em um avião rumo à China e, depois de vários dias de silêncio, a Comissão Nacional de Supervisão chinesa (o órgão anticorrupção) confirmou sua detenção.

Em 7 de outubro, a Interpol recebeu a carta de renúncia do seu até então presidente e uma comunicação de Pequim, informando que Meng não continuaria sendo o delegado da China no organismo.

A Interpol conclui hoje em Dubai sua 87ª Assembleia Geral, que, além de escolher o substituto de Meng, tem o propósito de adaptar a organização aos novos tempos para melhorar a cooperação policial na era do crime eletrônico.

Na assembleia também foi eleito como vice-presidente para a América o chefe da Polícia Federal da Argentina, Néstor Roncaglia, para um mandato de três anos.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
O ministro das Cidades, Alexandre Baldy apresenta o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, Pnatrans.
Justiça

Gilmar Mendes determina soltura de Alexandre Baldy

Baldy teve a prisão temporária decretada pela primeira instância da Justiça Federal na Operação Dardanários, que apura fraudes em contratações da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro.

Chuteiras de jogadores em treino
Esportes

Agência Brasil oferece novidade para amantes de esportes

Página tem tabelas das principais competições do planeta, de modalidades como futebol, surfe, automobilismo e e-sports. Vôlei e basquete devem entrar depois, com reinício de torneios.

Geral

Ilha Grande reabre para o turismo no próximo dia 14

Município fluminense só receberá turistas com reservas em hospedagens. Hotéis, pousadas e restaurantes podem ter até 50% da capacidade ocupada.

Fachada da Caixa Econômica Federal
Economia

Caixa abre 770 agências hoje para beneficiários do auxílio emergencial

A Caixa garantiu que todas as pessoas que comparecerem às agências serão atendidas no mesmo dia. A mesma orientação é válida para o atendimento realizado de segunda a sexta-feira.

Geral

Francis Hime sente saudades da parceria com Chico Buarque

"Chico é um grande amigo, adoro ele, gosto muito mesmo, tenho muitas saudades daquele tempo”, disse Francis Hime durante entrevista ao programa Roda de Samba, da Rádio Nacional.

 

flamengo brasileiro campeão
Esportes

Série A dos portões fechados e com fim só em 2021 começa neste sábado

Brasileirão, que começa neste sábado, será inusitado. Ele termina apenas em 2021 e seguirá protocolos rígidos de segurança devido à pandemia de covid-19.