China ameaça Canadá devido à prisão de diretora da Huawei

Publicado em 09/12/2018 - 10:08 Por Agência EFE - Pequim

A China apresentou queixa formal contra o Canadá em que pede a libertação da diretora financeira da Huawei, Meng Wangzhou. Na queixa, os chineses advertem que o Canadá deverá assumir as "graves consequências" da sua detenção, transformando o caso em um dos piores conflitos diplomáticos entre os dois países.

O vice-ministro das Relações Exteriores da China, Lhe Yucheng, convocou ontem (8) à noite o embaixador canadense John McCallum para apresentar-lhe um "forte protesto" por causa da detenção de Meng em Vancouver e exigiu que Ottawa a liberte imediatamente, de acordo com um breve comunicado da chancelaria chinesa.

O ministério qualificou a detenção como "extremamente desagradável", acrescentando que "ignora a lei" e que tem todos os reflexos de "causar danos" às relações sino-canadenses.

Meng esteve no último dia 7 em um tribunal canadense para pedir sua liberdade pagando uma fiança, enquanto a Justiça do país decide se aprova sua extradição para os Estados Unidos, onde é acusada de fraude para burlar as sanções contra o Irã. 

* Título da matéria alterado às 12h08 em 9/12

Últimas notícias