Reduzir emissões pode salvar 1 milhão de vidas por ano, alerta OMS

Publicado em 05/12/2018 - 14:34 Por Da Agência EFE - Varsóvia

O cumprimento das metas do Acordo de Paris a respeito da redução de emissões poluentes pode salvar cerca de um milhão de vidas por ano no mundo todo, alertaram representantes da Organização Mundial da Saúde (OMS) na Cúpula do Clima realizada na cidade de Katowice, na Polônia.

"É evidente que a mudança climática já está tendo um impacto severo na vida e na saúde das pessoas, e ameaça os pilares de uma boa saúde: ar limpo, água potável, provisão de alimentos nutritivos e um teto seguro", disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

De acordo com Ghebreyesus, "se a mudança climática seguir avançando, acabará com décadas de progresso na saúde mundial, por isso é necessário agir de maneira imediata para diminuir os seus efeitos".

Segundo a OMS, nove a cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído, o que provoca sete milhões de mortes por ano por causas diretamente relacionadas com a poluição.

A organização calcula que nos 15 países que emitem a maior quantidade de emissões de gases do efeito estufa, estima-se que os impactos da poluição do ar na saúde custem mais de 4% do PIB, enquanto as ações para alcançar os objetivos do Acordo de Paris custariam cerca de 1% do PIB mundial.

"A autêntica fatura da mudança climática é sentida em nossos hospitais e em nossos pulmões", lamentou Maria Neira, diretora de Saúde Pública da OMS, ao ressaltar que a luta contra a mudança climática é uma oportunidade para melhorar a saúde da população mundial.

Segundo um relatório apresentado nesta quarta-feira pela OMS, a mudança para fontes de energia limpa não só melhorará a qualidade do ar, mas também se traduzirá em benefícios imediatos para a saúde em todo o planeta, por isso a organização recomenda medidas como, por exemplo, promover meios de transporte que exijam atividade física para prevenir doenças cardiovasculares.

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Lucro líquido da Eletrobras chega a R$ 4,6 bilhões no trimestre

Ebitda, sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciação e amortização, foi R$ 7,8 bilhões, valor 483% maior do que o mesmo período de um ano atrás.

Rio de Janeiro - 12/08/2020 - Maracanã.
Fluminense enfrenta o Palmeiras esta noite no Maracanã pela 2ª rodada do campeonato brasileiro 2020.
FOTOS: LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C.

.
IMPORTANTE: Imagem destinada a uso institucional e divulgação,
Esportes

Fluminense e Palmeiras ficam no empate no Maracanã

Luiz Adriano marcou para o Verdão. Evanílson fez o do Tricolor carioca. Ceará e Grêmio também não passam da igualdade

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

CRB vence no fechamento da segunda rodada da Série B

Galo alagoano supera Oeste com gol do centroavante Léo Gamalho. Competição tem Juventude como líder.

Foto: Alexandre Vidal / Flamengo
Esportes

Atlético-GO supera Flamengo, que continua sem pontuar no Brasileiro

Apontado como um dos favoritos ao título, time da Gávea soma duas derrotas em duas rodadas. Em Salvador, Bahia vence Coritiba por 1 a 0.

Brasília 60 Anos - Congresso Nacional
Política

Congresso derruba cinco vetos presidenciais

Entre os vetos derrubados está o do projeto que dispensa a exigência de licitação para contratação de advogados e contadores pela administração pública. 

atlético-mg x corinthians
Esportes

Brasileiro: Atléticos vencem e Botafogo empata na abertura da rodada

Time do argentino Jorge Sampaoli derrota Corinthians de virada em casa e lidera campeonato ao lado do xará paranaense.