Ucrânia tem eleições com disputa acirrada

Publicado em 31/03/2019 - 09:58 Por Agência Brasil* - Brasília

Cerca de 36 milhões de ucranianos vão às urnas hoje (31) para escolher seu novo presidente. É o primeiro pleito desde a crise de 2014, quando eleições foram antecipadas após o então presidente, Viktor Yanukovych, sair do país para a Rússia em razão dos protestos no país. Na ocasião, uma polarizada disputa opôs separatistas russos e defensores da proximidade com a União Europeia.

Naquele pleito, saiu vencedor Petro Poroshenko. Ele é um dos nomes na disputa deste domingo, concorrendo à reeleição. Também concorre a ex-primeira ministra do país em dois períodos, em 2005 e de 2007 a 2010, Yulia Timochenko.

Mas por fora, e com boas chances, chega ao dia de votação um “azarão”: o comediante Wolodymyr Zelenski. O ator apresenta shows de sátira e, curiosamente, é o protagonista de uma série em que representa um professor que se torna presidente do país.

Eleições presidencial na Ucrânia
Eleição presidencial na Ucrânia - Reuters/Direitos Reservados

No total, são 36 candidatos. Mas pesquisas indicam que apenas esses três estão no páreo com chances para chegar ao segundo turno. Zelensky tem, a depender da fonte, entre 20% e 30% das intenções de voto. Já Poroshenko e Timochenko estariam com cerca de 17% de apoio do eleitorado.

Segundo análise da Deutsche Welle, Zelensky aparece como uma alternativa de renovação, com apelo junto ao eleitorado jovem e discurso populista. Já Porosehnko e Timochenko seriam vistos como a “velha política”, como representantes das limitações das forças políticas que se alternaram no poder nas últimas gestões no país. Se eleita, Yulia Timochenko será a primeira mulher presidente da Ucrânia.

 * Com informações da Deutsche Welle

Edição: Carolina Pimentel

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
 senador Marcos Rogério (DEM-RO)
Política

Senado  ratifica o Protocolo de Nagoia no Brasil

Documento aprovado no Senado regulamenta o acesso e a repartição de benefícios dos recursos genéticos da biodiversidade. O texto segue para promulgação.

Live da Semana - Presidente Jair Bolsonaro - 06/08/2020
Política

Pazuello diz que estados estão mais preparados para enfrentar pandemia

Ministro interino da Saúde participou de live ao lado do presidente. Mudança de protocolo do ministério foi um dos fatores que deixou estados mais preparados.

A cúpula  maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados.
Política

Senado aprova redução de prazos para revalidação de diplomas

O PL prevê a revalidação em prazo entre 30 e 60 dias no caso de instituições estrangeiras reconhecidas pelo Ministério da Educação e contam com um processo simplificado. 

Escola fechada por cinco dias após relatos de coronavírus.
Justiça

Justiça suspende retorno das aulas presenciais na rede privada do DF

A retomada foi autorizada na terça-feira pela primeira instância após outra decisão que a proibiu. Algumas escolas chegaram a retomar as atividades nesta quinta-feira.

Saúde

Ministério da Saúde monitora síndrome em crianças associada à covid-19

Síndrome inflamatória multissistêmica ocorre em crianças de 7 meses a 16 anos. Até agora, foram notificados 71 casos no Brasil e registradas três mortes.

Incêndio no Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Divulgação/Parnaso)
Geral

Bombeiros combatem fogo na Serra dos Órgãos pelo terceiro dia seguido

Criado em 1939, o Parnaso é o terceiro parque mais antigo do país e costuma ser procurado para prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada e rapel.