Maior parte de suspeitos de atentados no Sri Lanka foi morta ou detida

Primeiro-ministro diz que país está voltando à normalidade

Publicado em 28/04/2019 - 12:47 Por Agência Brasil* - Brasília

A maioria dos suspeitos pela onda de atentados no Sri Lanka está morta ou foi detida. A garantia foi dada neste domingo (28) pelo primeiro-ministro cingalês, Ranil Wickremesinghe. Em comunicado, ele afirmou que as forças de segurança estão concluindo as investigações e as ações contra os islamistas radicais ligados aos atentados do último dia 21.

Uma semana depois da onda de violência que atingiu hotéis e igrejas da ilha no Oceano Índico, o primeiro-ministro garante que o país está pronto para “voltar à normalidade”. Ele declarou que os atentados, que deixaram 253 mortos, foram realizados por um “grupo pequeno, mas bem organizado”.

“A maior parte dos seus membros foram detidos. Alguns foram mortos”, acrescentou. “Agora, estamos prontos para voltar à normalidade”, garantiu. Ranil Wickremesinghe anunciou ainda o endurecimento da lei contra os extremistas islâmicos e a expulsão de mestres de religião estrangeiros em situação irregular no país.

“Vários estrangeiros trabalham como professores no nosso país sem visto de trabalho. Após consulta com o ministério dos Assuntos Religiosos muçulmanos e o Ministério do Interior, iremos expulsá-los”, prometeu. Ele, no entanto, não especificou número ou nacionalidades.

As autoridades afirmam que, no Sri Lanka, há cerca de 140 partidários do grupo Estado Islâmico, que reivindicou a autoria os atentados. Uma centena de pessoas foi detida na última semana.

Pelo menos três homens-bomba, incluindo Zahran Hashim, considerado o líder do grupo extremista NTJ, suicidaram-se na sexta-feira (26) durante uma operação antiterrorista das forças de segurança cingalesas, contra o seu reduto no leste do país. A operação vitimou ao todo 15 pessoas, incluindo seis crianças, mortas nas explosões suicidas.

Missas canceladas

Pelo menos 40 estrangeiros morreram nos atentados a três hotéis há uma semana. A indústria do turismo, atualmente uma das maiores fontes de renda do Sri Lanka, sentiu os efeitos imediatos.

Três igrejas católicas foram igualmente alvo dos homens-bomba durante a celebração do Domingo de Páscoa. Esses locais registraram o maior número de mortos.

Temendo novos ataques, as autoridades eclesiásticas do Sri Lanka suspenderam a celebração da Eucaristia nas igrejas de todo o país. Apesar disso, centenas de fiéis reuniram-se para rezar em memória das vítimas diante da Igreja de Santo António, uma das mais afetadas pelos atentados.

Apenas o arcebispo de Colombo, o cardeal Malcolm Ranjith, celebrou missa neste domingo, transmitida ao vivo pela televisão e à qual assistiu um pequeno grupo de personalidades, incluindo o primeiro-ministro.

Na homilia, o prelado denunciou os ataques como “um insulto à humanidade”, realizados em nome de Deus, quando este é “bom” e “rejeita” a violência. Malcom Ranjith fez um apelo pelo respeito à “diversidade”.

* Com informações da RTP, emissora pública de televisão de Portugal

Edição: Wellton Máximo

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Na tarde deste sábado (8), no Estádio do Pituaçu, em Salvador, o Bahia conquistou o tricampeonato estadual
Esportes

Nos pênaltis, Bahia conquista o tricampeonato estadual

O Tricolor coloca em campo a equipe principal, sai perdendo para o Atlético de Alagoinhas, consegue o empate e conquista o campeonato estadual pelo terceiro ano seguido, algo que não ocorria desde 1988.

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos
Esportes

Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis e é campeão paulista

Com uma campanha de 16 jogos, com oito vitórias, seis empates e duas derrotas, o Palmeiras voltou a conquistar o título estadual depois de 12 anos.

Profissional prepara amostra para realizar exame de covid-19.
Saúde

Rio de Janeiro confirma 178 mil casos e 14 mil mortes da covid-19

Números da secretaria estadual de Saúde mostram que a capital fluminense lidera o número de casos, com 74.403 pessoas infectadas. São Gonçalo (9.295) e Niterói (9.290) aparecem em seguida

Ministro Interino da Saúde, Eduardo Pazuello, participa da 34ª Reunião do Conselho de Governo
Saúde

Pazuello lamenta mortes por covid- 19 e destaca tratamento precoce

“Não se trata de números, planilhas ou estatísticas, mas de vidas perdidas que afetam famílias, amigos e atingem o entorno do convívio social”, disse o ministro interino da Saúde.

O Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (LACEN) está realizando exames para identificação do novo coronavírus (COVID-19)
Saúde

Brasil registra mais de 100 mil mortes por covid-19

Dos 3.012.412 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus no país, 2.094.293 (69,5%), mais da metade, são de recuperados. O balanço aponta ainda que o número de pessoas em acompanhamento é de 817.642 (21,1%).

Hospital de Campanha de São Gonçalo é inaugurado
Justiça

Rio: Justiça intima Witzel a manter aberto hospital de campanha

Justiça intimou o governador e o secretário de Saúde a cumprir, em 48 horas, ordem judicial de manter em operação o  Hospital de Campanha de São Gonçalo.