EUA divulgam nota sobre aumento de tarifas em importações da China

Publicado em 09/05/2019 - 05:57 Por NHK (emissora pública de televisão do Japão) - Tóquio

O Escritório do Representante do Comércio dos Estados Unidos (EUA) divulgou comunicado a respeito da decisão de Washington de elevar tarifas sobre o equivalente a US$ 200 bilhões em importações da China.

No documento, publicado no Diário Oficial americano, o órgão diz que as tarifas serão elevadas de 10% para 25% na sexta-feira.

Galeria de lojas na cidade chinesa de Ywu (Ana Cristina Campos/Agência Brasil)
Galeria de lojas na cidade chinesa de Ywu - Ana Cristina Campos/Agência Brasil

Após cúpula bilateral, em dezembro do ano passado, os Estados Unidos haviam suspendido o aumento temporariamente, e funcionários governamentais americanos e chineses têm mantido conversações para tentar acabar com a guerra comercial.

O anúncio ocorreu enquanto os dois lados se preparam para nova rodada de negociações a partir desta quinta-feira (9), em Washington.

O representante do Comércio dos Estados Unidos, Robert Lighthizer, acusa a China de negligenciar compromissos anteriores.

Já o Ministério do Comércio da China reagiu veementemente ao anúncio dos Estados Unidos. Disse que a escalada das tensões comerciais não será benéfica para as pessoas dos dois países, nem para as que se encontram em outras partes do mundo. O ministério ameaça adotar o que chama de contramedidas, caso o lado americano eleve de fato as tarifas.

Edição: Graça Adjuto

Últimas notícias