Ex-ministra da Economia lidera primeiro turno das eleições na Lituânia

Publicado em 15/05/2019 - 08:51 Por Agência pública de notícias da China (Xinhua) - Vilnius

 A ex-ministra das Finanças da Lituânia e deputada Ingrida Simonyte, que venceu a primeira rodada das eleições presidenciais, apresentou os resultados finais na segunda-feira (13).

Simonyte, apoiada pelo principal partido de oposição do país, a União Nacional-Democratas Cristãos, obteve 31,13% dos votos em uma estreita luta com o economista Gitanas Nauseda, disse a Comissão Eleitoral Central do país depois de contar os votos de todas as 1.972 seções eleitorais.

Nauseda, candidato independente, recebeu apoio de 30,95% dos votos. A diferença entre os candidatos em números absolutos foi 2.647 votos.

Como nenhum dos candidatos recebeu mais de 50% dos votos, o segundo turno das eleições presidenciais será realizado em 26 de maio, juntamente com a eleição do país para o Parlamento Europeu.

"Obrigado a todos pelos seus votos. Duas semanas de trabalho árduo estão pela frente", disse Simonyte aos repórteres em sua sede eleitoral.

O atual primeiro-ministro da Lituânia, Saulius Skvernelis, apoiado pela União dos Agricultores e Verdes da Lituânia, não chegou ao segundo turno e ficou em terceiro, com 19,72% dos votos.

Depois de admitir sua derrota, Skvernelis reiterou sua renúncia ao cargo de primeiro-ministro.

"Já tomei a minha decisão e não quero falar de outras opções. A decisão é renunciar no dia 12 de julho", disse Skvernelis aos repórteres na segunda-feira de manhã.

Mais de 56% dos eleitores registrados participaram da eleição presidencial.

A presidente em exercício, Dalia Grybauskaite, deve deixar o cargo depois de completar seu segundo mandato em julho.

Edição: Valéria Aguiar

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Final Ceará e Bahia, Copa do Nordeste 2020
Esportes

Ceará e Bahia decidem o título da Copa do Nordeste 2020

Vozão venceu o jogo de ida e pode até perder pela diferença de um gol que levanta a taça. Já o Tricolor Baiano busca reverter a desvantagem para faturar o tetra.

National Institute of Allergy and Infectious Diseases Director Dr. Anthony Fauci attends daily coronavirus response briefing at the White House in Washington
Internacional

Fauci diz que estados norte-americanos deveriam considerar lockdown

Para principal especialista em doenças infecciosas dos EUA, é crucial que epidemia seja contida antes do outono no Hemisfério Norte, quando os casos de gripe comum disparam.

A Polícia Federal prende o banqueiro Eduardo Plass em nova etapa da Operação Hashtag, desbodramento da Lava Jato no Rio de Janeiro.
Geral

Polícia Federal faz operação contra fraudes nos Correios

Cargas eram distribuídas no fluxo postal sem faturamento ou com faturamento inferior, dando prejuízo de R$ 94 milhões aos Correios. Foram expedidos mandados de afastamento de funcionários.

Soccer Football - Brasileiro Championship - Flamengo v Ceara - Maracana Stadium, Rio de Janeiro, Brazil - November 27, 2019   Flamengo's Diego Alves, Diego and Everton Ribeiro celebrate with the trophy after winning the Brasileiro Championship
Esportes

Coluna – Quem vai brigar pelo título do Brasileirão 2020?

O jornalista Sergio du Bocage avalia as chances das equipes que vão disputar a Série A a partir do próximo fim de semana, com final previsto para 24 de fevereiro de 2021.

estudantes na Califórnia
Internacional

Professores fazem carreatas nos EUA contra reabertura de escolas

Profissionais de educação também pedem ajuda financeira para pais em necessidade, a suspensão das ordens de despejo, fechamentos e pagamento de auxílio em dinheiro. 

Unicamp
Saúde

Estudo da Unicamp apresenta nova forma para tratar esquizofrenia

 “O que a gente traz são proteínas que podem ser novos alvos terapêuticos para um tratamento mais eficaz da esquizofrenia”, disse o pesquisador Daniel Martins-de-Souza, que participou do trabalho.