Grupo de Lima: aliados da Venezuela podem ajudar na solução da crise

Publicado em 06/06/2019 - 22:23 Por Luciano Nascimento - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O Grupo de Lima, que reúne os governos do Brasil, da Argentina, do Canadá, do Chile, da Colômbia, de Costa Rica, da Guatemala, de Honduras, do Panamá, do Paraguai e do Peru, pediu hoje (6) que Cuba, China, Rússia e Turquia sejam parte da solução para a crise política na Venezuela. O grupo voltou a expressar seu apoio ao autodeclarado presidente do país, Juan Guaidó, como presidente interino do país.

Em comunicado, os países disseram condenar o anúncio feito pelo presidente Nicolás Maduro de convocar eleições legislativas antecipadas e reiteraram o apoio ao estabelecimento de um governo de transição e a celebração de eleições presidenciais "livres, justas e transparentes".

Segundo o grupo, o governo de Maduro é "ilegítimo" e responsável pela situação humanitária "cada vez mais grave do povo venezuelano”. No comunicado, o grupo diz que a permanência de Maduro no poder "representa um obstáculo para o restabelecimento da democracia na Venezuela e constitui uma ameaça à paz e à segurança que afeta principalmente a região”.

O grupo disse apoiar Juan Guaidó na busca de soluções para o restabelecimento da "democracia na Venezuela" e destaca a importância de aprofundar as relações junto aos países que ainda apoiam Maduro, em particular com Rússia, China, Cuba e Turquia.

O grupo disse que as agências internacionais, fundos e programas da Organização das Nações Unidas (ONU) devem aprovar esforços de acolhimento para ajudar no êxodo de venezuelanos, reforçando as ações de acolhida por parte dos países vizinhos.

No dia 20 de maio, Maduro propôs antecipar as eleições para a Assembleia Nacional, que é comandada pela oposição.  A maioria na Casa legislativa foi conquistada pela oposição na eleição realizada no fim de 2015, e as próximas eleições parlamentares estão agendadas para 2020. No mesmo dia, a Assembleia Nacional Constituinte da Venezuela aprovou, por unanimidade, a prorrogação de funcionamento por mais um ano e meio, até 31 de dezembro de 2020.


 

Edição: Fábio Massalli

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Teste rápido de COVID-19
Saúde

Estado do Rio registra quase 179 mil casos de covid-19

A capital lidera o número de pessoas infectadas pelo novo coronavírus (74.421 casos). Em seguida vem Niterói (9.380) e São Gonçalo (9.298), ambas na Região Metropolitana.  

 


 

VITÓRIA ATLÉTICO MINEIRO E EMPATE DO SANTOS
Esportes

Flamengo perde para o Atlético mineiro no Maracanã

 

Na segunda rodada, o Atlético recebe o Corinthians em jogo previsto para  quinta-feira (13). Já o Flamengo enfrenta um dia antes (12), o Atlético Goianiense.

 

Manifestantes carregam bandeiras nacionais durante um protesto contra o governo no centro de Beirute, Líbano, em 20 de outubro de 2019
Internacional

Polícia entra em confronto com manifestantes em Beirute

Milhares de pessoas foram para a Praça do Parlamento e para a Praça dos Mártires Os manifestantes tentaram entrar em uma área isolada e invadiram os escritórios de ministérios.

Teste rápido de COVID-19
Saúde

Brasil registra 3 milhões de casos de covid-19 e 101 mil mortes

Dados foram divulgados pelo Ministério da Saúde no início da noite deste domingo (9). Nas últimas 24 horas, o país registrou 23.010 novos casos e 572 mortes. 

Esportes

STJD aceita pedido do Goiás e partida contra o São Paulo é adiada

Cancelamento ocorreu 10 minutos antes do jogo começar. É que 10 jogadores testaram positivo para o novo coronavírus, sendo 8 titulares. Partida ainda não tem nova data.

 

O filme Yover, produzido por Edison Sanchez e Miguel Zanguña Billalva, será exibido na Mostra Ecofalante
Geral

Mostra traz filmes de 24 países sobre questões ambientais e sociais

O 9 º Festival Ecofalante vai de 12 de agosto a 20 de setembro. Terá sessões online por causa da pandemia. Os filmes ficam disponíveis por períodos que variam de 24 horas a dez dias.