EUA têm plano para crescimento econômico da Venezuela, diz secretário

Ross defendeu reformas estruturais e políticas no país

Publicado em 01/08/2019 - 11:29 Por Pedro Peduzzi - Repórter da Agência Brasil - Brasília

O secretário de Comércio norte-americano, Wilbur Ross, disse hoje (1º) que os dos Estados Unidos têm planos para ajudar a recompor a economia da Venezuela, caso reformas estruturais e políticas sejam implementadas no país. A declaração foi feita a uma platéia de empresários reunidos em Brasília, no Fórum Anual de Liderança em Infraestrutura da América Latina. Segundo Ross, o Departamento de Comércio dos EUA já tem em mãos “um plano de reconstrução econômica".

“Construíremos novos negócios e restauraremos o crescimento na Venezuela”, disse ele, considerando a possibilidade de a oposição assumir o comando da Venezuela.

Ross explicou que a estratégia de investimentos inclui medidas de curto, médio e longo prazo para impulsionar o setor de energia, estabilizar a economia, restaurar a agricultura e fortalecer o setor privado.

Segundo o secretário americano, os Estados Unidos defendem reformas que favoreçam uma política de mercado para a “reversão do socialismo” venezuelano.

Wilbus Ross destacou o interesse estrangeiro em investir no setor de infraestrutura da região, motivado principalmente pelas riquezas naturais, em especial a grande reserva petrolífera. A Venezuela detém, segundo ele, uma reserva de 300 bilhões de barris de petróleo, além de ouro e de outros recursos minerais.

"A boa noticia é que os recursos naturais que originalmente lá estavam permanecem por lá”, disse durante a palestra. “Os problemas de pouca liquidez pode ser resolvido por meio de programas de infraestrutura. Será relativamente barato reverter a má gestão socialista [implementada na Venezuela]”, acrescentou Ross.

Ele defendeu também a aprovação da nova lei de hidrocarbonetos pelo Congresso venezuelano, a reestruturação do Banco Central e o estabelecimento de novo sistema tributário e novas instituições fiscais.

 

Edição: Carolina Gonçalves de Oliveira

Últimas notícias