Venezuela denuncia nova violação do espaço aéreo por avião dos EUA

Publicado em 09/10/2019 - 07:41 Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) - Caracas

As autoridades venezuelanas acusaram hoje (9) um avião norte-americano de ter violado o espaço aéreo nacional durante 80 minutos na tarde da última terça-feira (8).

"Foi novamente detectada - pelos sensores do Comando de Defesa Aeroespacial Integral (Codai) - uma aeronave dos Estados Unidos, tipo RC135, de inteligência (serviço secreto) estratégica", informou  comunicado distribuído em Caracas.

No documento, divulgado através de uma rede social, o governo venezuelano explicou que a aeronave "pôs a segurança das operações aéreas ao norte da Venezuela em risco, ao entrar na Zona de Informação de Voo (FIR) de Maiquetía, sem cumprir os protocolos internacionais".

Segundo as autoridades venezuelanas, 35 minutos mais tarde a aeronave deixou de ser visível no radar, depois de ter entrado na FIR de Curaçao.

"Apenas durante este período de 30 dias podemos detectar mais de 54 aeronaves norte-americanas, fazendo exploração no FIR de Maiquetía (espaço de controlo aéreo de Maiquetía) e em outras áreas", disse o comandante-chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças, Remígio Ceballos.

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
presos
Justiça

Defensoria: prisão em flagrante reforça racismo estrutural no Rio 

Segundo a coordenadora do Núcleo de Audiências de Custódia da Defensoria, Caroline Tassara, dados de relatório inédito feito pelo órgão indicam seletividade racial e social do sistema penal brasileiro.

Bola, campeonato brasileiro
Esportes

Campinense vai à final do paraibano

Rubro-negro espera por desfecho do jogo entre Botafogo e Treze para saber quem enfrenta na decisão do estadual.

Ceará Copa do Nordeste
Esportes

Ceará derrota Bahia e garante bicampeonato da Copa do Nordeste

Mesmo com vantagem alcançada no jogo de ida, Vozão vence por 1 a 0, gol de Cléber, e garante o bicampeonato da competição.

Acesso internet celular
Geral

Anatel: reclamações nas telecomunicações aumentou 6,6% em 2020

Segundo a Anatel, o aumento de reclamações em relação ao último semestre é consequência, principalmente, do aumento de queixas de consumidores de banda larga fixa.

guarani
Esportes

Bragantino vence Guarani e conquista Troféu do Interior

Com triunfo de 1 a 0, gol de Léo Ortiz, Massa Bruta garante vaga na Copa do Brasil de 2021.