Jornais de Taiwan exaltam vitória de Tsai Ing-wen

Ela obteve mais de 8 milhões de votos, maior número já obtido no país

Publicado em 12/01/2020 - 11:29 Por NHK* - Taiwan

Diários taiwaneses classificaram a reeleição da presidente Tsai Ing-wen como "avassaladora" em suas edições deste domingo (12).

Um dia após o pleito, jornais publicaram reportagens sobre a vitória, com fotos de Tsai acenando para apoiadores. A atual presidente disputou a eleição pelo Partido Democrático Progressista, e prometeu em sua campanha apoiar políticas contra avanços de Pequim. Tsai conquistou mais de 8 milhões de votos, o maior número desde que taiwaneses começaram a eleger candidatos à Presidência diretamente.

O diário Liberty Times, de tendência política semelhante à sigla governista de Tsai, afirmou que o Partido Comunista da China saiu como o maior perdedor da disputa. Segundo a publicação, os eleitores taiwaneses disseram um grande "não" para o que descreveu como a pressão autoritária contra a ilha exercida pelo presidente chinês, Xi Jinping, e sua liderança comunista.

O China Times, de ideologia próxima à principal sigla de oposição, o Partido Nacionalista, disse que o temor pelo Partido Comunista superou as diferenças que os eleitores tinham sobre a agremiação de Tsai. A sigla governista também conseguiu manter a maioria na Câmara Alta nas eleições legislativas de ontem.

*Emissora pública de televisão do Japão

Edição: -

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias