Coronavírus: Parlamento Europeu é transferido para Bruxelas

Visitas foram canceladas e grupos serão reembolsados

Publicado em 09/03/2020 - 11:34 Por RTP (emissora pública de televisão de Portugal) - -

O elevado número de casos de coronavírus na França levou o presidente do Parlamento Europeu, David Sassoli, a mudar o lugar da sessão plenária da próxima semana. Em vez de ser na cidade de Estrasburgo, será em Bruxelas.

“Dada a evolução da epidemia de Covid-19 na França, decidi que o plenário da próxima semana será em Bruxelas”, escreveu o presidente do Parlamento Europeu em carta enviada aos grupos políticos.

O comunicado gerou receios dentro da comunidade política europeia.

De acordo com o Parlamento, a decisão foi tomada devido às recomendações dos serviços médicos.

Vários representantes políticos discordam sobre a nova medida. Para o deputado Arnaud Danjean, nada garante que Bruxelas estará menos exposta que Estrasburgo, por isso ele considera que a sessão deveria ter sido anulada.

Apesar de a França estar entre os cinco países do mundo com mais casos confirmados de Covid-19, a Bélgica também não se encontra numa posição muito mais favorável. Ou seja, na Bélgica o número de infetados pelo coronavírus é de 239, dos quais ainda não se verificou nenhuma morte.

Decisões tomadas pela UE contra o coronavírus

A União Europeia justificou a necessidade de os políticos evitarem viagens para o exterior. Bem como a proibição da entrada de pessoas de fora no Parlamento, à exceção dos jornalistas e fornecedores.

As visitas guiadas à sede do Parlamento foram canceladas e os grupos serão reembolsados.

Várias reuniões foram também adiadas e os deputados que se encontravam em regiões afetadas pelo novo coronavírus foram convidados a não comparecer nas sessões políticas.

Últimas notícias
O presidente do TSE, Alexandre de Moraes, durante cerimônia de posse do diretor-geral da PF, na sede da corporação, em Brasília.
Justiça

AGU pede ao STF apuração de posts com divulgação de decisões de Moraes

O jornalista Michael Shellenberger divulgou na rede social X decisões sigilosas de Alexandre de Moraes. Para AGU, há suspeita de interferência no andamento dos processos e violação do sigilo dos documentos.