Alemanha tem quase mil novos casos de coronavírus

Governo pede que população cumpra regras para reduzir covid-19

Publicado em 12/05/2020 - 11:51 Por RTP - Rádio e Televisão de Portugal - Berlim

A Alemanha contabiliza hoje (12) 170.508 casos da covid-19, verificando um aumento de 933 em relação ao dia anterior, de acordo com o Instituto Robert Koch (RKI).

Em entrevista nesta terça-feira, o vice-presidente do RKI, Lars Schaade, admitiu que a taxa de contágio é, pelo terceiro dia consecutivo, superior a 1, o que significa que um infectado contagia em média mais de uma pessoa.

Segundo ele, esses valores são apenas indicativos, sujeitos a incertezas estatísticas, e que os números na Alemanha vem caindo lentamente, o que faz com que surtos individuais tenham maior impacto.

Houve ainda uma subida de 116 mortes para um total de 7.533 e um valor estimado de 147.200 pessoas recuperadas da doença, com um crescimento de 1,6 mil nas últimas 24 horas.

Governo faz apelo

A chanceler alemã apelou à população para cumprir as "regras básicas" visando evitar a propagação do novo coronavírus. O pedido de Angela Merkel surgiu depois de o país registrar ontem, pelo segundo dia consecutivo, uma taxa de contágio acima de 1.

A líder alemã já tinha avisado que, caso uma cidade acuse mais de 50 novas infecções por 100 mil habitantes ao longo de sete dias, medidas mais rígidas de contenção deverão ser adotadas, afastando a possibilidade de um segundo confinamento em nível nacional.

A pandemia já provocou mais de 283 mil mortos e infectou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios. 

Quase 1,4 milhão de doentes foram considerados curados.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detectado em dezembro, em Wuhan, na China.

Últimas notícias