Rússia é ameaça mais direta à ordem mundial, diz von der Leyen

Presidente da Comissão Europeia participa da 28ª Cúpula UE-Japão

Publicado em 12/05/2022 - 08:21 Por RTP* - Tóquio

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse hoje (12) que a Rússia é a "ameaça mais direta" à ordem internacional, devido à invasão da Ucrânia. Ela participa, em Tóquio, da 28ª cúpula União Europeia-Japão.

Moscou "é hoje a ameaça mais direta à ordem mundial com a guerra bárbara contra a Ucrânia e o perturbador pacto com a China", afirmou Von der Leyen, após encontro com o primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, e o presidente do Conselho Europeu, Charles Michel.

No encontro, os dois lados comprometeram-se a reforçar a cooperação para aplicar "fortes sanções" à Rússia, pela invasão da Ucrânia, e a levar à Justiça os responsáveis pelos "crimes de guerra" cometidos no conflito.

Os líderes do Japão e da Europa deixaram mensagem à China, de defesa de um "Indo-Pacífico livre e aberto", contra a ascensão militar de Pequim na região.

O Indo-Pacífico "é uma região cada vez mais próspera, mas com tensões crescentes", destacou Von der Leyen, citando, principalmente, os contínuos testes de armamento da Coreia do Norte e o elevado perfil militar da China.

A UE procura ter "papel mais ativo" e "mais responsabilidade" em região que considera "vital para a sua prosperidade", afirmou.

Kishida, por sua vez, disse que tanto o Japão quanto a UE "discutirão em conjunto quaisquer tentativas de alterar o status quo, ou de coerção econômica" na região, com vistas a promover um Indo-Pacífico "livre e aberto".

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias