EUA: onda de calor se intensifica e provoca alerta de costa a costa

Temperaturas devem ficar bem acima de 38°C em todo o país

Publicado em 20/07/2022 - 13:42 Por Tim McLaughlin e Brendan O'Brien - repórteres da Reuters - Boston

Uma onda de calor nesta quarta-feira (20) deve sufocar uma ampla faixa dos Estados Unidos pelo segundo dia, elevando as temperaturas a recordes em muitas áreas e levando os meteorologistas a alertarem sobre os perigos da desidratação e exposição.

Cerca de 100 milhões de norte-americanos, que vivem de Nova York a Las Vegas, verão índices de calor perigosos bem acima de 38 graus Celsius (°C) e estarão sob alertas e avisos ao longo do dia, disse o Serviço Nacional de Meteorologia (NWS), que aconselhou as pessoas a ficarem dentro de casa, evitar atividades extenuantes e se manterem hidratadas.

"Tome precauções extras se você trabalha ou passa algum tempo fora. Quando possível, reprograme atividades extenuantes para o início da manhã ou à noite", disse em um comunicado para Dallas.

Espera-se que as temperaturas batam recordes diários no Texas, Louisiana e Arkansas nesta quarta-feira, informou o NWS.

A poluição do ar representa mais um risco para a saúde durante a onda de calor. A poluição pode mais que dobrar quando as redes de energia funcionam a todo vapor durante o calor sufocante.

As altas temperaturas nos Estados Unidos ocorrem durante uma onda de calor na Europa nesta semana que desencadeou incêndios florestais e também registrou temperaturas recordes. É um tipo de evento climático que os cientistas dizem que se tornará mais frequente com as mudanças climáticas.

*É proibida a reprodução deste conteúdo

Últimas notícias