Europa anuncia satélite de alta tecnologia para climas extremos

Olhares mais nítidos estarão também sobre a África

Publicado em 07/09/2022 - 16:08 Por Tim Hepher - Repórter da Reuters - -

A Europa anunciou nesta quarta-feira (7) o primeiro de uma família de satélites de 4 bilhões de euros, projetados para alertar antecipadamente sobre o clima extremo que vem causando estragos em todo o mundo neste ano.

Resultado de 12 anos de trabalho da Agência Espacial Europeia e 30 nações Eumetsat, o satélite MTG-1 será lançado até o fim deste ano, em um foguete Ariane 5, e colocará no espaço olhares mais nítidos sobre a Europa e África.

A espaçonave, de 3,8 toneladas, transmitirá imagens a partir do próximo ano e será acompanhada em órbita geoestacionária por mais três satélites de imagem MTG-I e dois satélites de "sonda" MTG-S, capazes de cortar a atmosfera, assim como um scanner médico, até 2030.

A esperança é que os meteorologistas ganhem horas preciosas na previsão de tempestades e inundações de curto prazo que podem custar vidas.

"Há um desafio real hoje - ser capaz de calcular o estado inicial [do clima]", disse Herve Roquet, vice-diretor de pesquisa da Meteo France.

A iniciativa destaca uma corrida para lidar com a disrupção climática exacerbada pelo aquecimento global e que, segundo estimativas, custou US$ 100 bilhões em todo o mundo somente em 2021.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias