Mundo não deixará Putin usar armas nucleares, diz Zelenskiy

Presidente ucraniano prometeu continuar com libertação de território

Publicado em 21/09/2022 - 11:06 Por Kirsti Knolle e Matthias Williams - Repórteres da Reuters* - Berlim

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse hoje (21) que não acredita que o mundo permitirá que o presidente russo, Vladimir Putin, use armas nucleares e prometeu continuar com a libertação do território capturado pelas forças russas.

Zelenskiy falou à TV alemã BILD, em entrevista publicada horas depois que o presidente russo anunciou mobilização militar parcial e alertou que Moscou responderá ao que chamou de "chantagem nuclear" do Ocidente.

Foi a primeira mobilização da Rússia desde a Segunda Guerra Mundial e representou a maior escalada da guerra na Ucrânia desde a invasão de Moscou, em fevereiro.

"Não acredito que ele [Putin] usará essas armas. Não acho que o mundo permitirá que ele use essas armas", disse Zelenskiy, segundo texto publicado pelo jornal.

A Ucrânia recapturou partes de seu território, após contraofensiva relâmpago nas últimas semanas, causando baixas crescentes às tropas russas.

A mobilização de Putin veio em resposta aos fracassos da Rússia no campo de batalha, disse Zelenskiy.

"Ele vê que suas unidades estão simplesmente fugindo", afirmou Zelenskiy, acrescentando que Putin "quer afogar a Ucrânia em sangue, incluindo o sangue de seus próprios soldados".

Zelenskiy também rejeitou os planos de quatro regiões da Ucrânia, ocupadas pelos russos, de realizar referendos de 23 a 27 de setembro sobre adesão à Rússia. Disse que se trata de "farsa", que não será reconhecida pela maioria dos países.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias