Trudeau diz que valas comuns na Ucrânia são prova de crimes de guerra

Primeiro-ministro canadense está em Londres para funeral da rainha

Publicado em 18/09/2022 - 15:24 Por Chris Gallagher - Repórter da Reuters* - Washington

O primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse neste domingo que as valas comuns encontradas na Ucrânia são evidências dos crimes de guerra da Rússia e que o país agressor deve ter responsabilidade total por suas ações.

Em Londres para o funeral da rainha Elizabeth, Trudeau disse a repórteres que se encontrou com a primeira-ministra britânica Liz Truss e que a invasão russa à Ucrânia estava no topo das prioridades da conversa.

"Obviamente, o Reino Unido e o Canadá têm sido dois dos países mais fortes no apoio à Ucrânia e na oposição às ações ilegais da Rússia", disse Trudeau.

Essas ações "incluem, de forma cada vez mais clara, os crimes de guerra, que são absolutamente inaceitáveis, seja pensando no que encontramos em Bucha ou na descoberta de valas comuns nos territórios recuperados pela Ucrânia", disse ele.

Autoridades ucranianas disseram na semana passada que encontraram 440 corpos nas florestas perto de Izium, no nordeste da Ucrânia, uma cidade recapturada pelas forças ucranianas. Eles disseram que a maioria dos mortos eram civis e as causas da morte não foram estabelecidas.

O Kremlin não comentou sobre a descoberta das valas, mas Moscou tem negado por repetidas vezes ter atacado civis de forma deliberada ou de ter cometido tais atrocidades.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias