Austrália Ocidental enfrenta emergência de inundação

Essas inundações estão tendo um impacto devastador, diz premiê

Publicado em 07/01/2023 - 16:48 Por Reuters * - Sydney

O primeiro-ministro australiano, Anthony Albanese, disse neste sábado (7) que seu governo está pronto para fornecer qualquer apoio necessário aos residentes do estado da Austrália Ocidental, onde inundações recordes isolaram comunidades distantes.

A crise em Kimberley --uma área quase três vezes o tamanho do Reino Unido -- foi desencadeada nesta semana pelo severo sistema climático Ellie, um ciclone tropical que trouxe fortes chuvas para a vasta região.

Entre os locais mais atingidos estava Fitzroy Crossing, uma cidade de cerca de 1,3 mil pessoas para onde os suprimentos estavam sendo transportados de avião devido à enchente, que as autoridades disseram ser a pior já registrada no estado.

Albanese disse que seu governo está "trabalhando de forma construtiva" com o governo da Austrália Ocidental na crise na região escassamente povoada que também inclui a cidade turística de Broome.

"Essas inundações estão tendo um impacto devastador, muitas dessas comunidades... são comunidades que enfrentam dificuldades, e os recursos simplesmente não existem no local", disse Albanese a repórteres na cidade de Geelong, no estado de Victoria.

"Meu governo está pronto para fornecer qualquer apoio que seja solicitado."

O meteorologista do país disse que o clima severo não está mais ocorrendo no estado, mas que "a situação continuará sendo monitorada e novos avisos serão emitidos, se necessário".

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias