OMS busca US$2,5 bilhões para combater emergências de saúde

Organização responde a 54 emergências de saúde em todo o mundo

Publicado em 24/01/2023 - 08:53 Por Jahnavi Nidumolu e Emma Farge - Genebra

A Organização Mundial da Saúde (OMS) lançou um apelo de financiamento de 2,54 bilhões de dólares para ajudar pessoas que enfrentam emergências de saúde em todo o mundo, incluindo em conflitos no Iêmen, na Síria e na Ucrânia.

“Mais pessoas do que nunca enfrentam o risco iminente de doenças e fome e precisam de ajuda agora”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus. "O mundo não pode desviar o olhar e esperar que essas crises se resolvam sozinhas", completou.

A organização está respondendo ao que diz ser um número sem precedentes de 54 emergências de saúde em todo o mundo, incluindo 11 que classifica como nível mais alto, grau 3, incluindo a guerra na Ucrânia, os surtos de cólera e de monkeypox na República Democrática do Congo e a desnutrição na Somália.

A agência global de saúde, que tem lutado para financiar alguns programas em meio a deficiências em seu modelo de financiamento, lançou no ano passado um apelo de emergência pela primeira vez e buscou arrecadar 3,15 bilhões de dólares.

Últimas notícias