Japão vai presidir reunião de ministros das Finanças do G7

Encontro começa nesta quarta-feira em Washington

Publicado em 11/04/2023 - 10:48 Por RTP* - Tóquio

O Japão anunciou que vai presidir, quarta (12) e quinta-feira desta semana, a reunião de ministros das Finanças e governadores de bancos centrais do G7 em Washington. Eles vão discutir mercado financeiro, inflação e crise na Ucrânia.

"Os temas da reunião vão ser o movimento do mercado global, a situação financeira internacional, o reforço da cadeia de abastecimento e o apoio à Ucrânia", disse o ministro das Finanças japonês, Shunichi Suzuki, em entrevista. Ele destacou a importância de uma "estreita cooperação internacional".

Espera-se que o G7, que inclui o Reino Unido, Canadá, a França, Alemanha, Itália, os Estados Unidos e o Japão, concorde em continuar o apoio financeiro à Ucrânia, além de impor novas sanções contra a Rússia.

Antes da viagem, o ministro das Finanças japonês também destacou o problema da dívida dos países em desenvolvimento como outro dos principais temas da reunião, acrescentando que pretende "explicar os esforços do Japão para promover a cooperação internacional".

A reunião dos líderes financeiros do G7 ocorre paralelamente às reuniões anuais do Fundo Monetário Internacional e do Banco Mundial e coincide com a presidência rotativa do grupo por parte do Japão.

Os líderes do G7 vão se reunir de 19 a 21 de maio em Hiroshima, a primeira cidade na história a ser atacada com uma bomba atômica, sendo esperada no encontro "forte mensagem antinuclear".

O primeiro-ministro japonês, Fumio Kishida, disse em janeiro que um dos principais assuntos na agenda da reunião de líderes será conseguir um mundo sem armas nucleares, bem como lidar com a invasão russa da Ucrânia.

*É proibida a reprodução deste conteúdo.

Últimas notícias