logo Agência Brasil
Internacional

Secretário-geral da ONU diz estar "alarmado" com ataque dos EUA ao Irã

Parlamentares republicanos apoiam ação; democratas condenam
Alexandra Sarabia - Repórter da Reuters
Publicado em 22/06/2025 - 02:02
Washington
United Nations Secretary-General Antonio Guterres reacts during a joint news conference with Austrian President Alexander Van der Bellen (not seen) in Vienna, Austria May 11, 2022. REUTERS/Lisa Leutner
© REUTERS/Lisa Leutner/Proibida reprodução
Reuters

O secretário-geral Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, classificou neste sábado (21) os ataques dos EUA ao Irã como uma "escalada perigosa em uma região já em perigo – e uma ameaça direta à paz e à segurança internacionais".

"Estou gravemente alarmado com o uso da força pelos Estados Unidos contra o Irã hoje", disse Guterres em uma publicação no X. 

Os parlamentares republicanos apoiaram amplamente o presidente dos EUA, Donald Trump. "Esta foi a decisão certa. O regime merece", disse o senador republicano Lindsey Graham, da Carolina do Sul. 

Já democratas proeminentes como o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jefferies, e a congressista Alexandria Ocasio-Cortez, condenaram a ação.

“É absoluta e claramente motivo para impeachment”, publicou Ocasio-Cortez no X.

“Donald Trump assume total e completa responsabilidade por quaisquer consequências adversas decorrentes de sua ação unilateral”, publicou o líder da minoria na Câmara, Hakeem Jefferies, no X.

* É proibida a reprodução deste conteúdo.