ICMS: Minas e Energia faz projeção da redução no preço de combustíveis

Pubblicato in 06/07/2022 - 21:13 By Kariane Costa - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Ministério de Minas e Energia estima uma redução média R$ 0,31 no litro do etanol e de até R 1,55 na gasolina, após a fixação do ICMS em todo país. Ao menos 23 entes federativos já reduziram a alíquota.

A projeção foi feita como base na Lei Complementar já em vigor que fixa a alíquota máxima do Imposto sobre bens essenciais entre 17% e 18% e reduziu automaticamente a arrecadação de impostos pelos estados e o DF.

A lei ainda classifica combustíveis, gás natural, energia elétrica, serviços de telecomunicações e transporte público como essenciais.

Mas a medida não garante uma estabilidade de preço baixo dos combustíveis no país. É que no Brasil, a política de preço da Petrobrás é baseada no Preço de Paridade Internacional – PPI, política implementada em 2016, durante o governo do ex-presidente Michel Temer, que está vinculado ao sistema internacional, a variação do dólar e do barril de petróleo, influenciam o cálculo dos combustíveis da Petrobras.

Edition: Sheily Noleto / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Giustizia

Rosa Weber é eleita para a presidência do Supremo Tribunal Federal

A posse está marcada para 12 de setembro, quando o ministro Luiz Fux, atual presidente, completará mandato de 2 anos e deixará o comando da Corte.

Baixar arquivo
Giustizia

Justiça nega pedido de anulação da cassação do mandato de Dr. Jairinho

A Justiça do Rio negou nesta quarta-feira o mandado de segurança ajuizado pelo ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e manteve a decisão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem bicos para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Salute

Projeto dispensa autorização do parceiro para realização da laqueadura

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que dispensa a autorização do cônjuge para a mulher realizar a laqueadura.

Baixar arquivo
Giustizia

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Sport

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo