Pacheco lê requerimentos de abertura de quatro CPIs no Senado

Pubblicato in 06/07/2022 - 22:13 By Daniel Ito - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, leu nesta quarta-feira os requerimentos de abertura de quatro comissões parlamentares de inquérito. O ato significa que as CPIs estão autorizadas a serem instaladas na casa parlamentar.

A primeira comissão autorizada por Rodrigo Pacheco vai investigar o aumento dos índices de desmatamento e de queimadas na região da Amazônia.

Outra CPI aprovada vai apurar a relação entre o homicídio de jovens e adolescentes no território nacional com a atividade do narcotráfico nos últimos anos.

A terceira comissão parlamentar de inquérito a ser instalada no Senado vai investigar obras realizadas com dinheiro público em todo o país, e que foram abandonadas antes da conclusão. Por fim, a quarta CPI vai investigar as denúncias de propina e corrupção para que os municípios pudessem receber verbas do MEC, o Ministério da Educação.

Os trabalhos das quatro comissões só devem começar depois do período eleitoral. Essa decisão foi tomada pelo presidente do Senado após uma reunião com líderes partidários, realizada na última terça-feira. O acordo entre as lideranças tem por objetivo evitar que as CPIs sejam contaminadas pela disputa eleitoral.

Edition: Roberto Piza / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Giustizia

Rosa Weber é eleita para a presidência do Supremo Tribunal Federal

A posse está marcada para 12 de setembro, quando o ministro Luiz Fux, atual presidente, completará mandato de 2 anos e deixará o comando da Corte.

Baixar arquivo
Giustizia

Justiça nega pedido de anulação da cassação do mandato de Dr. Jairinho

A Justiça do Rio negou nesta quarta-feira o mandado de segurança ajuizado pelo ex-vereador Jairo Souza Santos Júnior, o Dr. Jairinho, e manteve a decisão da Câmara Municipal do Rio de Janeiro.

Baixar arquivo
Economia

Quase metade dos brasileiros fazem bicos para ampliar renda

Pesquisa aponta que quase q metade dos brasileiros com 16 anos de idade ou mais precisaram fazer atividades extras nos últimos 12 meses para complementar sua renda.

Baixar arquivo
Salute

Projeto dispensa autorização do parceiro para realização da laqueadura

O Senado aprovou nesta quarta-feira o projeto de lei que dispensa a autorização do cônjuge para a mulher realizar a laqueadura.

Baixar arquivo
Giustizia

Alagoas: Ministério Público realiza operação contra fraude tributária

Uma operação investiga empresas de fachada que emitiram R$ 76 milhões em notas fiscais falsas. Ao todo cinco empresas estão sendo investigadas por fraude fiscal em São Paulo e Alagoas.

Baixar arquivo
Sport

Libertadores: Atlhetico-PR enfrenta o Estudiantes nesta quinta-feira

Se quiser manter viva a chance de conquistar a Libertadores pela primeira vez e levantar novamente o caneco da Copa do Brasil, o Furacão vai ter que passar por adversários difíceis.

Baixar arquivo