RJ registra mais de 34 mil denúncias de crimes contra mulheres em 2022

Published on 03/08/2022 - 15:08 By Solimar Luz - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os recentes casos de violência contra a mulher no Estado do Rio de Janeiro tem jogado luz sobre a urgência de um olhar atento das autoridades para esses crimes que, segundo dados do ISP, Instituto de Segurança Pública, aumentaram nos sete primeiros meses de 2022 em relação ao ano passado.

Um outro levantamento, realizado pela Subsecretaria de Comando e Controle da Polícia Militar, aponta que, só no primeiro semestre deste ano, o serviço 190, que recebe comunicação de crimes e pedidos de ajuda, atendeu, em média, sete ocorrências "por hora" referentes a casos de violência contra a mulher. Ao todo, foram mais de 34 mil ligações apenas para denunciar esses casos, o que representa o segundo motivo na lista total de acionamento do serviço.

A violência contra mulheres só perde para as reclamações sobre perturbação do trabalho ou sossego alheio, com mais de 41 mil ligações entre janeiro e junho. Em terceiro lugar, constam os crimes de ameaça, com cerca de 20 mil solicitações.

A tenente-coronel Cláudia Moraes, coordenadora estadual da Patrulha Maria da Penha, programa da PM que desde 2019 atua no enfrentamento à violência contra a mulher, disse que desde 2015 os crimes contra as mulheres sofreram uma disparada.

Outro dado que chama atenção das autoridades é o número de trotes ao 190. No período avaliado, o levantamento apontou como falsa uma em cada 10 ligações para o número da Polícia Militar, que deve ser acionado apenas em casos de necessidade imediata ou socorro rápido. Ou seja, uma média diária superior a 380 comunicações falsas de crimes no estado.

Ao todo, de janeiro a junho deste ano, o serviço recebeu quase 648 mil ligações e os casos de violência contra a mulheres representaram mais de 34% do total de chamadas.

Edition: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Giustizia

PGR denuncia Carla Zambelli e hacker que invadiu o sistema do CNJ

De acordo com a PGR, Zambelli foi autora intelectual da invasão e procurou o hacker para executar o crime e emitir um falso mandado de prisão contra o ministro do STF Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Politica

Comissão do Senado aprova redução do IR para motoristas de aplicativos

O texto, de autoria do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), recebeu relatório favorável do senador Sérgio Petecão (PSD-AC). O texto muda a base de cálculo do imposto para que o IR seja reduzido de 60% para 20%.

Baixar arquivo
Politica

Tarifa social de água e esgoto é aprovada em comissão do Senado

A proposta prevê que famílias de baixa renda paguem menos pelo uso de água. O projeto agora segue, em regime de urgência, para o plenário. 

Baixar arquivo
Sport

Futebol: brasileiros entram em campo pela Libertadores e Sul-Americana

Hoje também tem jogo da série B do Campeonato Brasileiro. Brusque recebe o Mirassol no interior catarinense.

Baixar arquivo
Salute

Ministra da Saúde nega mudanças na gestão de hospitais federais no Rio

A rede hospitalar federal na capital fluminense vem sendo alvo de uma série denúncias de problemas de atendimento, falta de materiais, de profissionais e de manutenção. Servidores se manifestaram contrários à possibilidade de transferência de gestão para os governos estadual e municipal. 

Baixar arquivo
Internazionale

Em Gaza, mais de 300 corpos são encontrados em valas comuns

Os corpos, entre eles de mulheres e idosos, foram encontrados dentro e no entorno dos hospitais que foram alvos de operações israelenses. E mais: contra a guerra em Gaza, alunos promovem protestos e acampamentos nas universidades dos Estados Unidos. E a crise migratória deixa mais cinco mortos na travessia para o Reino Unido. Uma pequena embarcação levava 110 pessoas.

Baixar arquivo