Desde 2020, amazônia sul-americana teve 202 assassinatos de camponeses

Published on 08/08/2022 - 12:20 By Gabriel Corrêa - Repórter da Rádio Nacional - São Luís (MA)

Entre 2020 e julho deste ano, foram registrados 202 assassinatos de camponeses na região amazônica de cinco países: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador e Peru. Juntos, esses países somam 85% do território da bacia. Os dados foram apresentados no Fórum Social Pan-Amazônico, realizado este mês no Pará.

O estudo reúne informações da Comissão Pastoral da Terra, e teve apoio da Universidade Federal do Amapá, junto com entidades internacionais.

Apenas no primeiro semestre de 2022, a região Pan-Amazônica registrou 48 mortes. Um ritmo de assassinatos 25% maior do que a média registrada nos dois anos anteriores. 

A Colômbia registra mais casos desde 2020. O país está em processo de acordo de paz há 5 anos com ex-membros das guerrilhas das FARC - Forças Armadas Revolucionárias. Por lá, foram pelo menos 120 mortes, entre lideranças comunitárias, ex-combatentes e signatários dos acordos de paz. 

No Brasil, foram 62 camponeses mortos na Amazônia, o que representa mais de 80% dos registros no campo no país. Maranhão e Roraima são os estados que concentram mais casos, 16, cada um. A maior parte das mortes foram de indígenas e quilombolas.

Maranhão e Roraima são os estados que concentram mais casos, 16, cada um. A maior parte das mortes foram de indígenas e quilombolas.

De acordo com o Ministério da Justiça, as Forças Nacionais realizam operações de apoio em todo o território nacional, conforme são solicitadas por governadores ou ministros de estado. Dez dessas ações estão diretamente ligadas à proteção e segurança de Terras Indígenas. 

No país vizinho, o Peru, os 18 assassinatos registrados foram quase todos de indígenas, e a maioria, atribuída a conflitos com narcotraficantes.

Segundo o Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, 64% da floresta está em território brasileiro e a população de toda a floresta é estimada em 38 milhões de habitantes. São cerca de 2,8 milhões de indígenas divididos entre 400 tribos, de acordo com o Sínodo dos Bispos para a região.

Edition: Sâmia Mendes / Guilherme Strozi

Últimas notícias
Diritti Umani

Regime militar se rende a ruralistas após pressão e ameaças de levante

Este é o quarto episódio do podcast Golpe de 64: Perdas e Danos, com o título "Ação e Reação" continuamos a falar de Reforma Agrária que era considerada a mãe das Reformas Estruturais de Base, propostas pelo ex-presidente João Goulart, no histórico comício dos 200 mil, na Cent

Baixar arquivo
Salute

OMS: Vacinas salvaram 154 milhões de vidas em 50 anos

Os esforços globais de imunização têm sido fundamentais, salvando aproximadamente 154 milhões de vidas nos últimos 50 anos, conforme indicado por um estudo conduzido pela Organização Mundial de Saúde (OMS), revelado recentemente.

Baixar arquivo
Economia

Reforma tributária: Haddad leva texto da regulamentação ao Congresso

O documento tem mais de 300 páginas e 500 artigos com as regras do novo sistema de cobrança de impostos. Ele substitui cinco impostos por dois, um federal e um para estados e municípios.

Baixar arquivo
Politica

Congresso Nacional adia análise de vetos presidenciais

A ideia é dar mais tempo para os líderes do governo e da oposição entrarem em acordo para a votação.

Baixar arquivo
Internazionale

Presidente de Portugal reconhece culpa pela escravidão no Brasil

O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, admitiu que seu país tem responsabilidade pelos crimes da era colonial, como tráfico de pessoas na África, massacres de indígenas e saques de bens.

Baixar arquivo
Generale

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo