Cem anos do rádio no Brasil: as rádios livres

Published on 09/08/2022 - 11:01 By Rádio MEC - Brasília

As chamadas rádios livres são um modelo de comunicação que ganhou muita popularidade a partir da década de 1970 e consistem em um movimento alternativo de democratização radiodifusora.

Conhecidas como rádios piratas, esses meios surgiram em barcos no Mar da Inglaterra para evitar a legislação do continente e por isso ganharam esse nome popularmente.

Muitas vezes, as rádios livres são confundidas com as rádios comunitárias, que surgem como um modelo de rádio livre atrelado a uma localidade ou grupo específico. 

No entanto, as comunitárias já são reguladas desde 1998, enquanto as rádios livres ainda resistem à legislação.

Um exemplo de rádio livre no Brasil é a rádio muda, estabelecida no interior da torre de caixa d’água da Unicamp, em Campinas. A rádio resiste no ar há 30 anos, apesar da universidade ter lacrado o espaço de transmissão.

É com o contexto da internet e da modernização que as possibilidades para prolongar a lógica da rádio livre, mesmo que perpetuada de outras formas.

Apesar dos enormes desafios enfrentados pelas rádios livres, seja pelas questões legais ou comerciais, os ideais da contracultura em veículos alternativos ainda resistem na sociedade.

Cem anos em 100 programas

100 anos rádio no Brasil
100 anos rádio no Brasil - Arte EBC

Até 7 de setembro, a Rádio MEC vai produzir e transmitir, diariamente, interprogramas com entrevistas e pesquisas de acervo sobre diversos aspectos históricos relacionados ao veículo.

A ideia é resgatar personalidades, programas e emissoras marcantes presentes na memória afetiva dos ouvintes. Acompanhe na Radioagência.

Edition: Adriana Ribeiro / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Generale

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo
Diritti Umani

Caso Bruno e Dom: Justiça adia julgamento sobre júri popular

O desembargador federal retirou o julgamento da pauta para avaliar o pedido dos advogados de defesa. Ele também não divulgou nova data para retornar a apreciação. 

Baixar arquivo
Diritti Umani

Letalidade policial no Brasil preocupa, aponta Anistia Internacional

“As polícias do Brasil não usam a inteligência como ferramenta. Usam a brutalidade, o tiroteio, as armas, a matança", afirma Jurema Werneck, Diretora Executiva da Anistia Internacional Brasil. Relatório da organização mostra violações de direitos humanos em mais de 150 países. No Brasil, as denúncias em 2023 aumentaram 41%, em relação a 2022.

Baixar arquivo
Diritti Umani

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educazion

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educazion

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo