Covid: sem doses, Rio suspende vacinação de crianças de 3 e 4 anos

Published on 09/08/2022 - 10:33 By Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A aplicação da primeira dose da vacina contra a covid-19 em crianças de 3 e 4 anos está suspensa na cidade do Rio de Janeiro a partir desta terça-feira (9). A interrupção, segundo comunicado da Secretaria Municipal de Saúde, ocorre devido ao fato de o Ministério da Saúde não ter enviado a remessa de CoronaVac solicitada desde o mês passado pela prefeitura.

O imunizante é o único autorizado pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, para uso neste público.

Já a segunda dose para os pequenos, prevista para iniciar em 13 de agosto, está garantida com a vacina reservada especificamente para esse fim.

A Secretaria de Saúde informou que, de 15 de julho a 8 de agosto, foram vacinadas 39.319 crianças de 3 e 4 anos com a primeira dose da CoronaVac.

Ainda segundo a pasta, quando a imunização dessa faixa etária foi aprovada pela agência federal, o município do Rio tinha doses em estoque, o que permitiu o início imediato da aplicação. E que, agora, apesar das solicitações, não há previsão de quando a nova remessa será enviada pelo Ministério da Saúde.

Por meio de nota, o ministério informou que está em tratativas para aquisição do imunizante, de acordo com a disponibilidade de entrega pelos fornecedores.

Informou, ainda, que já enviou ao estado do Rio de Janeiro mais de 44,9 milhões de doses de vacina para a campanha contra a covid-19. Destas, mais de 10 milhões foram CoronaVac.

O Ministério reiterou a disponibilidade de outras vacinas para o público acima de 5 anos e reforçou a necessidade de estados e municípios cumprirem as orientações pactuadas para garantir a imunização da população brasileira.

Edition: Vitória Elizabeth/ Renata Batista

Últimas notícias
Salute

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Generale

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internazionale

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo
Diritti Umani

OAB alerta para o aumento de violência patrimonial contra idosos

Segundo o Estatuto da Pessoa Idosa, o ato de receber ou desviar bens, dinheiro ou benefícios de pessoas com 60 anos ou mais pode ser punido com multa e pena de reclusão de um a quatro anos. 

Baixar arquivo
Generale

MPF quer embargo da obra que instala tirolesa no Pão de Açúcar

O projeto, autorizado pelo Iphan, prevê a instalação de uma tirolesa que liga o Pão de Açúcar e à Urca, cartão postal do Rio de Janeiro. 

Baixar arquivo