No dia dos povos indígenas, ONU destaca papel das mulheres

Published on 09/08/2022 - 11:54 By Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Hoje, 9 de agosto, é lembrado o Dia Internacional dos Povos Indígenas. A data foi criada pela ONU em 1994, para homenagear e reconhecer as tradições e contribuições culturais dessa população, previstas na Declaração das Nações Unidas sobre os Direitos dos Povos Indígenas.

Em mensagem de vídeo, o secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, destacou a importância do papel das mulheres indígenas.

“Mulheres indígenas são guardiãs do conhecimento sobre sistemas tradicionais de alimentação e remédios. Elas são campeãs de línguas e culturas indígenas; defendem os direitos humanos dos povos indígenas e o meio ambiente, para construir um futuro equitativo e sustentável sem deixar ninguém para trás. Precisamos amplificar as vozes das mulheres indígenas”, declarou.

De acordo com dados do IBGE, o Brasil é o país que tem o maior número de comunidades indígenas no mundo. São 305 etnias, e mais de 270 idiomas nativos. A maior parte dos quase 900 mil indígenas brasileiros vive na região Norte, principalmente no estado do Amazonas.

No Brasil, para marcar a data, servidores da Funai fazem manifestações de apoio ao indigenista Bruno Pereira e ao jornalista britânico Dom Phillips, que defendiam comunidades do Vale do Javari, na fronteira com o Peru e a Colômbia, quando foram assassinados por grupos criminosos de pescadores ilegais, no início de junho.

Edition: Paula Castro/ Renata Batista

Últimas notícias
Generale

Ministério da Justiça realiza leilão com artigos de luxo

Os lances iniciais variam de acordo com a mercadoria e variam entre R$ 1,5 mil; e mais de 380 mil reais.

Baixar arquivo
Generale

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Generale

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Generale

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo