Número de embriões congelados no país aumentou 29% em 2021

Published on 09/08/2022 - 15:54 By Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

No ano passado, as clínicas de reprodução assistida registraram o congelamento de mais de 114 mil embriões em todo o país, um aumento de 29% em relação a 2020, ano em que foi declarada a pandemia de covid-19.

O levantamento está disponível no relatório do SisEmbrio, Sistema Nacional de Produção de Embriões, com informações de mais de 90% dos Centros de Reprodução Humana Assistida, cadastrados pela Anvisa.

Para a ginecologista e membro da Diretoria da Associação Brasileira de Reprodução Assistida Hitomi Miura, a queda acentuada na busca por uma gestação foi o impacto da falta de informação a respeito da covid-19.

O documento ainda mostra que, dos 114 mil embriões congelados, no ano passado quase 70 mil foram de mulheres com mais de 35 anos. A especialista Hitomi Miura explica que a idade da mulher interfere no aproveitamento dos óvulos coletados, porque o número dessas células reprodutivas é definido, já no nascimento.

Segundo o relatório, a técnica de embriões congelados permitiu o sucesso de mais de 28 mil gestações, as chamadas gestações clínicas, se somados os anos de 2020 e 2021.

Em 2021 foram congelados mais de 96 mil óvulos, a fim adiar uma possível gestação. Um aumento de quase 70% em relação a 2020, ano do começo da pandemia, quando foram congelados quase 58 mil mil óvulos.

A especialista em reprodução humana Hitomi Miura explica que o congelamento de óvulos é mais comum entre mulheres que têm planos de engravidar, mas ainda não têm parceria, ou que passam por algum tratamento e querem manter os óvulos saudáveis. Já os embriões são comuns entre mulheres que já têm pai ou mãe definidos para o bebê, mas que pretendem engravidar depois.

Edition: Paula de Castro / GT Passos

Últimas notícias
Generale

Confira programação da Semana Santa no Rio

Missas, procissões, cerimônia do lava pés e espetáculo da Paixão de Cristo marcam, no Rio de Janeiro, a Semana Santa e o domingo de Páscoa, celebrados pela Igreja Católica.

Baixar arquivo
Generale

Semana Santa: aeroportos devem receber mais de 1,6 mi de passageiros

A expectativa é que o maior movimento seja no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com previsão de 535 mil passageiros, em voos nacionais e internacionais. 

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira, a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo
Generale

História Hoje: Tradição do lava pés

O gesto do lava-pés na Quinta-feira Santa na tradição católica é profundamente simbólico, remontando ao próprio Jesus Cristo e sua demonstração de humildade diante de seus discípulos.

Baixar arquivo
Economia

Caixa vai oferecer em abril linhas de crédito do FGTS Futuro

Em abril, a Caixa Econômica Federal vai começar a oferecer linhas de crédito do FGTS Futuro.

Baixar arquivo
Economia

Desenrola Brasil é prorrogado por mais 50 dias

O prazo terminaria em 31 de março e agora vai até o dia 20 de maio. A medida está publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28).

Baixar arquivo