Anvisa aprova importação de medicamentos para tratamento de câncer

Published on 10/08/2022 - 11:47 By Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, aprovou a importação de radiofármacos, medicamentos utilizados no tratamento de câncer, mesmo sem registro definitivo no país.

A decisão foi comunicada em reunião dos diretores da Agência, nessa terça-feira. O diretor-presidente Antonio Barra Torres ressaltou a necessidade da importação urgente dos radiofármacos, para não interromper o tratamento de câncer de pacientes da saúde pública, mesmo sem considerar este o procedimento ideal.

Barra Torres acrescentou que a Agência não controla a fabricação de remédios, e sim cuida da regulação dos produtos farmacêuticos para utilização no país.

Ou seja, se a indústria nacional de algum remédio desiste de fabricá-lo, a Anvisa só tem o poder de informar o Ministério da Saúde e recomendar a importação.

A Anvisa considerou critérios e procedimentos temporários e excepcionais para importação de radiofármacos. Ainda segundo o diretor Antonio Barra Torres, a Agência recomenda que se revise a política de fabricação, no Brasil, de medicamentos que a iniciativa privada não tem interesse em fazer.

Últimas notícias
Salute

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Sport

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Salute

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Diritti Umani

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Giustizia

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo