Grande Prêmio do Cinema Brasileiro ocorre nesta quarta-feira

Published on 10/08/2022 - 18:34 By Fabiana Sampaio - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A maior premiação do setor audiovisual do país, o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro está de volta ao Rio após três anos sendo realizada em São Paulo.

A 21ª edição também marca o retorno da festa presencial, já que em 2020 e no ano passado foi realizada virtualmente por causa da pandemia de covid-19.

A celebração do cinema nacional, logo mais às 20h, na Cidade das Artes, na capital fluminense, terá transmissão ao vivo pelo Canal Brasil e também no YouTube e Instagram da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais. No palco, como mestres-cerimonia, os atores Camila Pitanga e Silvero Pereira.

A Presidente da Academia Brasileira de Cinema e Artes Audiovisuais, Renata Almeida Magalhães, destaca que o prêmio reforça a potência do cinema brasileiro e este ano homenageia as mulheres produtoras.

Na lista de produções que concorrem em 31 categorias, o filme "Marighella", dirigido por Wagner Moura, é o longa com maior número de indicações, 17, seguido de "O Silêncio da Chuva", de Daniel Filho, com 11. Os finalistas  foram escolhidos em votação pelos sócios da Academia.

Ao todo, são mais de 200 profissionais indicados, 17 longas-metragens brasileiros e 10 estrangeiros. Também estão na disputa 15 curtas brasileiros e 18 séries.

O Grande Prêmio do Cinema Brasileiro é votado por profissionais das mais diversas áreas do setor, associados à Academia. E, como acontece todos os anos, a abertura dos envelopes com os vencedores será auditada pela empresa PwC, a mesma que faz a apuração do Oscar.

O público também pode participar da eleição, escolhendo o filme favorito entre os longas brasileiros finalistas de ficção (drama e comédia) e documentário.

Edition: Vitória Elizabeth / GT Passos

Últimas notícias
Diritti Umani

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Salute

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Generale

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internazionale

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Generale

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo