Conheça o programa de governo de Ciro Gomes

Série de reportagens traz um candidato à Presidência do Brasil por dia

Published on 16/08/2022 - 07:48 By Sayonara Moreno - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O programa de governo do candidato à presidência da República Ciro Gomes e de sua vice Ana Paula Moreira, pelo PDT, é intitulado Projeto Nacional de Desenvolvimento. O documento propõe iniciativas econômicas como: ampla reforma tributária e fiscal, para financiar políticas públicas que reduzam o desemprego e a informalidade; a taxação de grandes fortunas; a conclusão da reforma da previdência; a negociação de dívidas privadas de famílias e empresas e a regulamentação do trabalho por aplicativos. Para o meio ambiente, uma das ideias é a redução do desmatamento por meio da segurança fundiária.

Para a Petrobras, a proposta é mudar a política de preços dos combustíveis e recuperar e ampliar a capacidade das refinarias da estatal. Para a educação, uma das metas é implementar o período integral para o ensino fundamental, de forma gradativa, como forma de eliminar o atraso na educação, provocado pela pandemia. Também a disseminação do ensino médio profissionalizante integral.

Na saúde, o plano é firmar parcerias com a rede privada, para reduzir a fila de atendimentos à população; retomar as grandes campanhas de vacinação, fortalecer a atenção primária e retomar o programa Farmácia Popular.

O plano de governo ainda pretende universalizar o acesso à água potável, até 2030, e ampliar o programa de regularização fundiária. Busca o combate à corrupção e à criminalidade, por meio da implantação do Sistema Único de Segurança Pública, do uso de tecnologias avançadas e a qualificação de profissionais de segurança, com foco na prevenção de crimes contra grupos minoritários e vulneráveis. Outro ponto do plano de governo de Ciro Gomes é a valorização da cultura e a ampliação do acesso aos bens e serviços culturais.

Edition: Paula de Castro / Beatriz Arcoverde

Últimas notícias
Diritti Umani

Indígenas capturam 12 garimpeiros em Território Yanomami

Os garimpeiros foram escoltados até uma equipe da Força Nacional e serão levados para sede da Polícia Federal em Boa Vista. 

Baixar arquivo
Educazion

São Paulo oferece curso inédito de licenciatura intercultural indígena

O curso é voltado a docentes que lecionam em escolas de terras indígenas de São Paulo dos povos Guarani Mbya e Nhandewa, e também das etnias Kaingang, Krenak e Terena.

Baixar arquivo
Educazion

Professores indígenas na Bahia terão mesmo salário da rede estadual

A lei que reestrutura a carreira de professores indígenas foi sancionada pelo governador, Jerônimo Rodrigues. E assegura condições, gratificações e adicionais previstos para o magistério público dos ensinos fundamental e médio. 

Baixar arquivo
Generale

Brasil investe em infovias pelo Oceano Pacífico para melhorar internet

Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, assinou acordo com o governo colombiano para que a infraestrutura da internet brasileira tenha mais possibilidades de se conectar com o restante do mundo.

Baixar arquivo
Ambiente

MP de Meio Ambiente discute Amazônia e mudanças climáticas

Discussões serão feitas no 22º Congresso Brasileiro do Ministério Público de Meio Ambiente, em Belém . Até a próxima sexta-feira, serão apresentadas experiências de projetos em desenvolvimento nas áreas de conservação socioambiental e redução das mudanças climáticas, além de propostas de políticas públicas para enfrentar os problemas climáticos.  

Baixar arquivo
Diritti Umani

Pobreza e extrema pobreza recuam no Brasil em 2023

O índice nacional de pobreza passou de 32% em 2022, para 27,5% em 2023. Queda foi registrada em 25 estados e no Distrito Federal. Bolsa Família e programas estaduais de transferência de renda contribuíram para a melhora nos índices.  

Baixar arquivo